Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Seagro e Embrapa investem no crescimento da cajucultura no MA

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seagro), Domingos Albuquerque Paz e membros da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estiveram na última semana no município de Barreirinhas para conhecerem a potencialidade da Cajucultura daquela região.



O Projeto Dinamização da Cajucultura no Território Rural dos Lençóis Maranhenses e Munim foi apresentado pelo consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Silvio César Dutra Cutrim. De acordo com Sílvio, no Território Rural dos Lençóis Maranhenses e Munim existem cinco municípios produtores de caju, em uma área plantada de 4.320 hectares e uma produção de 1.544 toneladas.



O Maranhão é um dos Estados do Nordeste com maior quantidade de terras potencialmente aptas para a exploração comercial do caju, uma atividade que no Maranhão é desenvolvida exclusivamente pelos agricultores familiares.



Em 2007, a produção da cajucultura no Nordeste chegou a 266.352 toneladas, enquanto no Maranhão, os números ainda são bem menores, com uma produção anual de 6.287 toneladas, sendo que os municípios com maior produção de castanha são Barreirinhas com 2.730t e Santo Amaro com 1.080t.



Para o secretário de Estado de Agricultura, Domingos Paz, as dificuldades na cajucultura no Maranhão são a baixa produtividade, o desperdício do pedúnculo e a comercialização da castanha in-natura. Mesmo assim, ele acredita que, com a parceria do Sistema Estadual da Agricultura com a Embrapa, questões como regionalização da terra, capacitação e assistência técnica para os agricultores familiares, recuperação da terra, aumento da produtividade e da cadeia produtiva poderão ser resolvidas.



“Vamos apostar nessa nova parceria entre Governo do Estado e Embrapa. E fazer dos Lençóis Maranhenses e Munim uma das regiões maiores produtoras de cajucultura do país. Precisamos mostrar para o mundo as riquezas do Maranhão e também o desenvolvimento da nossa agricultura familiar”.



O representante do Núcleo da Embrapa no Maranhão, José Geraldo Eugênio de França, explicou que a instituição tem grande interesse em investir na agricultura familiar. Segundo ele, a Embrapa tem R$ 13 bilhões para o segmento da cajucultura. Eugênio disse que os desafios são o aumento da produtividade do caju no Estado, a organização do produtor e a agregação de valores ao produto. “Esta é uma oportunidade que não podemos desperdiçar”, comentou.



A Superintendente de Produção e Fomento, da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagro), Vera Lúcia Costa, explicou que neste primeiro momento está sendo feito um levantamento de informações para a elaboração de um diagnóstico técnico da situação nesse pólo de cajucultura dos Lençóis Maranhenses e Munim. A pesquisa vai ser feita ao longo deste ano, com a parceria firmada entre a Seagro e a Embrapa, com o objetivo de oferecer assistência técnica aos agricultores familiares e agregação de valores aos produtos.



Cajucultor - O agricultor familiar João Domingos, do povoado Cocal do João Rosa, no município de Barreirinhas, com 21 hectares de plantação, chegou a produzir 1.500 kg de castanha somente no ano passado. E acredita que este ano vai poder aumentar a produtividade. Ele já aumentou a sua área plantada, e pretende produzir este ano 2.000 kg de caju.
Edição: Igor Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: