Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

IPA intensifica programa de hidroponia em três municípios



A hidroponia, sistema de cultivo de hortaliças em estufas e sem a utilização do solo, tem apresentado resultados positivos para agricultores em Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata, e Feira Nova e Glória do Goitá, no Agreste. O Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, órgão da Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária, vem prestando assistência técnica e extensão rural na implantação desses sistemas, financiados através do Pronaf. Os agricultores são orientados sobre o planejamento, articulação com os agentes financeiros e a comercialização da produção.



Estão sendo executados quatro projetos em Glória do Goitá, três em Feira Nova e dois em Lagoa de Itaenga. A meta é formar um cinturão verde na região, levando o processo a outros municípios circunvizinhos. “Os agricultores não tiveram dificuldades em implantar e manejar esse tipo de cultivo”, disse o extensionista rural de Feira Nova, Alberto Viana. Ao mesmo tempo, segundo ele, todos têm demonstrado satisfação com os resultados obtidos com a produção das culturas.

O agricultor Fabiano Caetano de Souza, de 27 anos, do Sítio Cachoeira do Catolé, em Feira Nova, fez um investimento de R$ 16 mil na implantação de uma estufa para a produção de tomates e pimentões. “Já trabalho com esse tipo de cultivo há um ano e já tenho comprador e mercado para o produto. Faz parte dos meus planos ampliar o negócio”, ressaltou. Ele também está encontrando na piscicultura uma nova alternativa econômica. No momento, conta com oito tanques criatórios, onde produz tilápias e camarão de água doce.

Os agricultores Benedito Ferreira e seu filho Wellington Ferreira, de 69 e 47 anos, do Sítio Augustinho, são da mesma opinião: “com o sistema hidropônico, há uma otimização no uso da água. Também conseguimos reduzir o uso de agrotóxicos, o que garante mais um diferencial e uma maior procura aos produtos que ofertamos ao mercado”.

O trabalho de difusão e conhecimento da técnica agrícola vem sendo realizado em conjunto pelos agentes de extensão rural José Reginaldo, de Lagoa do Itaenga, Alberto Viana, de Feira Nova, e Manoel Macena, de Glória do Goitá. “O objetivo é despertar a região para o cultivo hidropônico. Há, atualmente, cerca de nove hidrocultores produzindo tomate cereja, pimentão vermelho e amarelo e pepino japonês. Os produtos são comercializados em média por R$ 2,00, o quilo”, informou Alberto Viana.

Hidroponia - A hidroponia é uma técnica de cultivo bem adaptada às necessidades da agricultura familiar, pois é uma atividade que depende da utilização de pequenos espaços. Outro benefício é a grande produtividade em relação ao plantio convencional. Comparativamente, sua produtividade pode chegar até a 200%, com excelente qualidade. Sem o uso do solo, os nutrientes que a planta precisa para o seu desenvolvimento e produção são fornecidos somente por água enriquecida (solução nutritiva). Nela estão os elementos necessários para o desenvolvimento da planta: nitrogênio, potássio, fósforo e magnésio dissolvidos na forma de sais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: