Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

--------------------------------------------------------------------------------

Estado do Amazonas tem saldo positivo contra aftosa
26 de janeiro de 2009.


MANAUS - Cerca de 93 % do rebanho de 50 municípios do Estado do Amazonas foram vacinados durante a 2ª. Etapa da Campanha de Vacinação contra a febre aftosa que aconteceu em novembro do ano passado. O resultado foi repassado pelo médico veterinário do IDAM, Everaldo Zeni. Para atingir o restante do Estado, no período de 16 de fevereiro a 31 de março deste ano, vai acontecer a Agulha Oficial, com a participação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas - IDAM, Codesav e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), precisamente nos municípios de Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués, Autazes, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva, Parintins, Nhamundá, Manaus, Urucurituba e Itacoatiara.

A ação visa atingir 100 % do rebanho, com processamento georreferenciado das propriedades. Nesses municípios existem aproximadamente 530 mil cabeças, de acordo com dados do IDAM. Hoje o Amazonas possui quase 1 milhão e 500 mil cabeças de gado e está entre os principais Estados com maior índice de vacinação contra a febre aftosa.

Avaliação

Na avaliação do médico, o alto índice reflete o sucesso que o Amazonas vem tendo como região livre da febre aftosa desde 2004. Esses números positivos se dão em função do trabalho realizado pelos técnicos e dos treinamentos e cursos práticos para vacinadores e vaqueiros, promovidos pela Codesav/SENAR/IDAM.

No entanto, ainda falta compromisso de alguns criadores com o Programa de Erradicação, principalmente no que se refere a infraestrutura, uma vez que muitos locais não possuem condições adequadas para vacinar o animal. Cumprindo calendário estabelecido a nível nacional em maio acontece a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, versão 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: