Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Agropecuári - Mapa libera importação de frutas do Chile



Chile colocará em prática o Sistema para Manejo de Riscos de Pragas
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Imprensa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) liberou, quarta-feira (25/06), a importação de frutas do Chile. A Instrução Normativa nº 39, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (25), estabelece exigências fitossanitárias com o objetivo de garantir maior segurança às importações de frutas chilenas, por causa do ácaro Brevipalpus chilensis.

A proibição das importações ocorreu em março deste ano. Desde então, foram realizadas três reuniões com o governo chileno e uma auditoria pelos técnicos do Mapa que, então, definiram critérios baseados em análise de risco para a importação. Ficou acordado, ainda, que, na safra 2009/2010, o Chile colocará em prática o Sistema para Manejo de Riscos de Pragas, responsável pela realização de controle sanitário durante o cultivo.

“A nossa prioridade é garantir a segurança fitossanitária para a fruticultura brasileira, que, a cada dia, abrange um número maior de mercados”, comentou o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal, da Secretaria de Defesa Agropecuária (DSV/SDA), José Geraldo Baldini.

Histórico - O Brasil suspendeu a importação de frutas in natura do Chile, como ameixa, amora, cereja, damasco, figo, framboesa, groselha, kiwi, maçã, pêssego e uva, depois que a Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) detectou, por meio de análises laboratoriais, a presença da praga nos carregamentos de frutas destinados ao mercado nacional. O ácaro Brevipalpus chilensis não existe no País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: