Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Abacate

Nome científico: Persea americana
Família: Lauráceas
Nome comum: abacate (português); abogado ou aguacate (espanhol); avocado (inglês)
Origem: América Central (Guatemala, Antilhas e México)
Descrição e característica da planta: O abacateiro é uma planta frutífera, perene, comumente encontrada nos quintais das casas na cidade e no meio rural, nas chácaras, sítios e fazendas. Em geral, os pomares comerciais não são muito extensos quando comparados com outras frutíferas como citros, cajueiro e coco. A altura da planta varia com a variedade, fertilidade do solo, porta-enxerto e principalmente com a condução da copa através de podas de formação. Árvores mantidas em crescimento normal podem atingir 20 metros de altura. As folhas são verdes, relativamente grandes com 10 a 30 centímetros de comprimento e as formas variam desde ovais a lanceoladas. Quando novas, elas apresentam cor levemente bronzeada. Os ramos novos são muito frágeis e quebram com facilidade quando vergados. As flores são hermafroditas (têm os dois sexos na mesma flor), mas pode apresentar problema na fecundação quando se tem apenas uma planta isolada longe da outra, porque a maturação do órgão feminino ocorre antes do masculino. Nesse caso, há necessidade do plantio próximo de uma outra variedade que floresça na mesma época para fornecer o pólen para que ocorra a fecundação. A polinização é feita principalmente por insetos e a abelha é o mais importante. Determinadas condições de temperatura e luminosidade podem favorecer a maturação simultânea de órgãos femininos e masculinos na mesma planta e assim ocorrer a autofecundação, embora existam variedades que não respondam a esses estímulos. Os frutos variam muito no tamanho e no formato e contêm: a) uma casca fina ou grossa, lisa ou enrugada, verde ou roxa quando maduros, em função de variedades; b) uma polpa carnosa (parte comestível), mais ou menos espessa e, dependendo da variedade, o conteúdo de óleo pode variar entre 5 e 30% e c) uma semente (caroço) grande e arredondada em cada fruto. As condições favoráveis ao bom desenvolvimento das plantas, ao florescimento e à frutificação são: solos profundos com boa drenagem, férteis, não muito argilosos (pesados), ricos em matéria orgânica, boa disponibilidade de água durante o ano e temperatura média em torno de 20ºC. A propagação é feita por sementes e principalmente por enxertia. Por sementes não é recomendada em culturas comerciais devido à desuniformidade das plantas, dos frutos, na frutificação e na qualidade dos frutos. As sementes podem ser usadas para a produção de mudas para porta-enxerto de variedades com características desejáveis, tanto na qualidade de frutos quanto na sua comercialização. Para fins comerciais recomenda-se fazer inicialmente uma pesquisa de mercado e plantar variedades e/ou híbridos que produzam frutos em épocas de maior escassez ou optar por produzir durante o ano todo através de variedades que produzam em diferentes épocas do ano. No mundo, existem mais de 500 variedades. Entre elas, as mais comuns e conhecidas estão: Fuerte, Hass, Fortuna, Quintal, Gwen, Pollock, Simmonds, Solano, Ouro-verde, Barbieri, Prince e Reis.
Produção e produtividade: O Brasil é um dos maiores produtores dessa fruta, mas a sua exportação é pequena, porque as variedades mais cultivadas aqui produzem frutos muito grandes e não atendem a preferência dos países importadores pelos frutos de menor tamanho. Entre os países produtores e exportadores de abacate destacam-se: Brasil, vários países da África, as Américas do Sul e Central, Israel, Espanha, Austrália e os Estados Unidos. Os estados brasileiros com maior produção são: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Pará e Rio Grande do Sul. A produtividade varia com a variedade, polinização, porta-enxerto, fertilidade do solo e condições climáticas. Em geral, uma planta adulta produz 200 a 800 frutos por ano.
Utilidade: No Brasil, os frutos maduros são consumidos principalmente ao natural com açúcar e limão, cortados em fatias, amassados ou batidos com leite. Em outros países é consumido principalmente em forma de saladas e também como sopas e conservas. No México, o “guacamole” é um preparado famoso com o abacate e vários condimentos. O sabor, o teor de óleo, a consistência, a cor e a espessura da polpa podem variar com a variedade. Em geral, a polpa é verde-clara e tem um sabor suave, levemente adocicada, macia, saborosa, sem fibras e de fácil digestão. A polpa é rica em calorias, vitaminas, sais minerais e óleo. O óleo da polpa é semelhante ao azeite de oliva e de interesse pelas indústrias farmacêuticas e de cosméticos. As folhas, as cascas dos frutos e do tronco e as sementes têm indicações como efeito medicinal.


Elaboração: Prof. Dr. Chukichi Kurozawa (engenheiro agrônomo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: