Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Adapi notifica criadores que não aderiram campanha

Os criadores que não vacinaram o rebanho contra a febre aftosa estão sendo visitados e notificados pelos técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). Após a notificação, o criador tem 10 dias para vacinar o rebanho. Quem já foi notificado uma vez na campanha passada poderá receber uma multa que varia entre R$ 220 e R$ 4 mil.

De acordo com José Antônio Filho, diretor da Adapi, foram colocados 150 fiscais em campo. Eles vão percorrer todos os municípios que tiveram o índice de vacinação abaixo de 80%. “Começamos pelos municípios que tiveram pior desempenho na vacinação contra a aftosa, como Tamboril do Piauí que só atingiu 34%. Temos cerca de 40 municípios que ficaram abaixo de 70% no índice de vacinação”, explica.

As equipes vão fazer esse trabalho durante julho e agosto e ao final a Adapi vai preparar um relatório para o Ministério da Agricultura. “Quando o ministério vir fazer a auditoria que está prevista para o final do ano, eles levam em consideração todas as ações trabalhadas. Esse é apenas um dos vários itens que o Ministério vai analisar para tirar o Estado da situação de risco desconhecido”, diz Antônio José.

O resultado do Estado foi puxado para cima na primeira etapa de vacinação contra aftosa, realizada esse ano, graças ao desempenho de alguns municípios, como Santa Filomena, que obteve 100% na cobertura de vacinação contra aftosa. “Mais de 125 municípios tiveram desempenho acima de 80%”, diz José Filho. A proposta agora é fazer com que os que não conseguiram esse desempenho melhorar.

Além da fiscalização contra a febre aftosa a Adapi também está cuidando da fiscalização de eventos que envolvem entrada e saída de animais no Estado, como corrida de cavalo e exposição agropecuária. “Não adianta o Piauí ser livre da febre aftosa se não tivermos um controle, uma barreira da entrada e saída de animais”, explica o governador Wellington Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: