Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 8 de julho de 2008

Agropecuária - Campanha alerta passageiros sobre entrada de plantas e alimentos de outros países

Brasília - Passageiros de vôos internacionais e agentes de transporte aéreo receberão informações sobre os perigos de trazer alimentos ou plantas de outros países. Uma campanha de educação sanitária será promovida durante os meses de julho e agosto pelo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA). A idéia é ampliar o conhecimento da população sobre o assunto no período das férias escolares e de verão no hemisfério norte e eventos esportivos internacionais, como as Olimpíadas na China.

A campanha será realizada nos aeroportos de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Belém, Manaus, Fortaleza, Natal e Belo Horizonte. Para a conscientização, serão utilizados revistas, folders, filipetas, cartazes e banners, além de mensagem em áudio, em três idiomas, veiculada pelo sistema de som dos aeroportos internacionais e aeronaves que chegam ao País. O material será entregue aos passageiros nas áreas de check-in e nas salas de embarque.

O grande problema é a falta de informação da maioria dos passageiros internacionais quanto aos riscos à agropecuária nacional, ocasionados pela eventual entrada de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal no País. A constatação é feita pelo crescente volume de produtos apreendidos nas inspeções de vôos internacionais.

Proibição - A entrada em território brasileiro de qualquer animal, vegetal e seus produtos, inclusive para consumo próprio, sem autorização prévia e certificação sanitária é proibida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A medida visa impedir a introdução de pragas vegetais e agentes de doenças animais que comprometam a sanidade e a produção agropecuária do Brasil.

Caso o passageiro traga algum desses produtos, é necessário informar na Declaração de Bagagem Acompanhada e apresentar-se à Vigilância Agropecuária Internacional após a retirada da equipagem.


Fonte:Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: