Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 2 de julho de 2008


Ascom Adab
Curso tem o intuito de combater a doença que causa perdas de até 100% na produção de cacau

Considerada uma doença mais devastadora que a vassoura de bruxa, a monilíase do cacau, provocada pelo fungo Moniliophtora roreri, causa perdas de até 100% dos frutos produzidos. Visando a prevenção e controle desta doença, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), iniciará no próximo dia 08, no município de Gandu, o primeiro curso voltado para a capacitação de produtores na identificação e prevenção da monilíase do cacau.


Ao longo do mês de julho serão ministrados, por técnicos da Adab e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), cursos nos municípios de Valença, Mutuípe, Ipiaú, Camacan, Eunápolis, Itamaraju, Itororó, Itabuna e Ilhéus. Ministrado. Os cursos contarão com palestras sobre o manejo integrado da doença, bem como sobre o agente etimológico, sintomatologia e epidemiologia. No final de cada encontro, haverá um espaço destinado a debates sobre o assunto.

A ação faz parte do Programa de Prevenção e Controle à Monilíase do Cacaueiro, lançado pela Adab no início do mês passado, quando aconteceram seis cursos de capacitação direcionados aos técnicos e engenheiros agrônomos dos órgãos de defesa, pesquisa e extensão agrícola dos principais pólos produtores da fruta no estado. Ao todo participaram cerca de 200 profissionais. "A Bahia ainda é indene a monilíase, entretanto, cabe a todos estarem vigilantes para o perigo de uma possível introdução desta doença", afirma o diretor de defesa sanitária vegetal da Adab, Cássio Peixoto. Segundo ele, a monilíase já está presente em países das Américas Central e Latina como também no alto do Amazonas, fronteira com o Peru e seu avanço é de 100 km por ano em direção ao Brasil, sendo imprescindível o estado possuir um rigoroso plano de contingência da doença.

Calendário de cursos:

08/07: Gandu
09/07: Valença
10/07: Mutuípe
11/07: Ipiaú
15/07: Camacan
16/07: Eunápolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: