Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Indea-MT intensificará fiscalização do vazio sanitário da soja
Várzea Grande, 22/07/2008 - 13:08.

Da Redação

No período de 07 a 15 de junho de 2008, representante da Aprosoja e um consultor técnico, juntamente com representantes do Indea-MT e da Superintendência Federal de Agricultura/MAPA, percorreram 18 municípios produtores de soja nos quatro quadrantes do Estado de Mato Grosso e vistoriaram 48 pontos de produção de soja e em 40 deles foram detectadas plantas “guaxas” desta cultura. O mais preocupante foi a constatação de esporos vivos do fungo causador da ferrugem asiática, Phakopsora pachyrhizi, em 40 dos 48 pontos inspecionados.

A persistir esta situação, a tendência é a proliferação mais rápida deste fungo para outras regiões, podendo ocorrer infestação de forma generalizada e trazer sérios prejuízos, para a safra normal de verão, que se inicia logo após o término do vazio sanitário, em 15 de setembro. É sabido que quanto mais cedo ocorrer os primeiros focos, maior será o número de aplicações para controlar a ferrugem asiática e maior será o custo de produção.

Pelas razões expostas o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso iniciará, ainda nesta semana, um levantamento criterioso, por amostragem, nos principais municípios produtores de soja, tais como: Chapada dos Guimarães, Brasnorte, Ipiranga do Norte, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Sorriso, Tapurah, Alto Garças, Alto Taquari, Campo Verde, Dom Aquino, Itiquira, Pedra Preta, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santo Antônio do Leste, Canarana, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Novo São Joaquim, Querência, Sinop, Campo Novo do Parecis, Diamantino, São José do Rio Claro, Campos de Júlio e Sapezal.

Se detectada a presença de plantas guaxas, bem como de plantios de soja não autorizados, o produtor será notificado a destruir as plantas no prazo máximo de 72 horas.

Alertamos para a importância da inexistência de plantas vivas de soja na entressafra e da necessidade de todas as entidades envolvidas na cadeia produtiva em contribuir para que isso aconteça, seja divulgando, seja orientando e até mesmo exigindo a eliminação de plantas, quando houver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: