Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 1 de julho de 2008

Ministério confirma para julho certificado de área livre da aftosa de Mato Grosso do Sul

A Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou, hoje, que os estados do Paraná e São Paulo voltarão a ser habilitados a exportar carne bovina in natura para os países da União Européia. Na mesma ocasião o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, disse que Mato Grosso do Sul deve ter o reconhecimento da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) de área livre da febre aftosa com vacinação.

Em maio a OIE certificou todo o país como área livre da aftosa, deixando apenas Mato Grosso do Sul de fora. Segundo as autoridades disseram na época, o problema teria sido causado por falta de informações.

A partir deste reconhecimento, o ministério vai requisitar que Mato Grosso do Sul também volte a ser habilitado para exportar carne à União Européia.

A habilitação de São Paulo e Paraná é conseqüência do reconhecimento dado aos dois estados como áreas livres de febre aftosa com vacinação, pela OIE. Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, a decisão também é resultado da estreita cooperação entre o ministério e a DG-Sanco.

A partir de agora, a secretaria irá iniciar os procedimentos de auditoria em propriedades de criação de bovinos do Paraná e São Paulo, incluídos na base de dados do Sisbov (Sistema de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos).

Os Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov que forem considerados conformes pelas regras do sistema de rastreabilidade serão indicados para a União Européia. Estas propriedades serão habilitadas após a publicação da decisão no Jornal Oficial do bloco econômico. Até então, estavam habilitados a exportar carne bovina para o bloco, os estados de Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Espírito Santo e Santa Catarina.

Na semana passada, o Chile anunciou o reconhecimento de Santa Catarina como livre de febre aftosa sem vacinação. Como resultado disso, aquele país irá iniciar a importação de carne de aves e de suínos do estado brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: