Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 31 de julho de 2008

MS é reconhecido como livre de febre aftosa com vacinação

Agência Brasil


CAMPO GRANDE - Mato Grosso do Sul foi reconhecido hoje pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa com vacinação. A decisão foi comunicada pelo diretor-geral da organização, Bernard Vallat, à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (Mapa).

Com o reconhecimento, o Brasil tem agora 15 Estados, o Distrito Federal, a região sul do Pará e dois municípios do Amazonas como áreas livres de febre aftosa.

Segundo o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o status dado pela OIE a todos os Estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste facilitará o comércio do gado.

- Agora temos uma área contínua livre, o que facilita muito a rastreabilidade, porque não tem mais o grande complicador que é o trânsito de animais de zona livre para não livre - explicou.

O Estado de Mato Grosso do Sul tem um rebanho de 21,4 milhões de bovinos e atingiu, em maio, 98,67% de vacinação da população de bovinos menores de 24 meses.

O secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, disse, em nota, que a decisão deve reforçar a mobilização dos setores público e privado das Regiões Norte e Nordeste, onde somente os Estados do Acre, Rondônia, Bahia e Sergipe têm todo seu território considerado livre da doença.

- As ações necessárias à estruturação dos serviços de defesa nesses estados deverão ser intensificadas, com vistas à obtenção de status livre de febre aftosa até 2010 - diz a nota.

O status sanitário de Mato Grosso do Sul foi reconhecido durante a reunião da Comissão Científica da OIE, finalizada hoje em Paris, que analisou e julgou satisfatórias as condições do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: