Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sábado, 30 de agosto de 2008

Pesquisas sobre fruticultura fomentam interesses de produtores e estudantes

Mais de 160 pessoas participaram na manhã desta sexta-feira, 29, do 1º Dia de Campo de Fruticultura, realizado no Projeto de Irrigação São João, localizado no município em Porto Nacional.

A iniciativa da SRHMA - Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, em parceria com a Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, Embrapa, EIT – Empresa Industrial Técnica, reuniu produtores, estudantes e técnicos interessados nas pesquisas realizadas no Tocantins com os cultivos de banana, maracujá e mamão.

Durante o Dia de Campo, três pesquisas foram apresentadas por engenheiros agrônomos da Embrapa e Unitins, com os seguintes temas: Produtividade de variedades de bananeira; Correção do solo e adubação da bananeira; Avaliação agronômica de variedades de maracujá e mamão. As pesquisas apontam culturas vantajosas para a região, com especificação de solo, adubação e sistema de irrigação adequados, produtividade e rentabilidade.

Atento às explicações dos pesquisadores, o produtor de hortaliças José Mendes destacou a importância de participar de um evento desta natureza, para melhorar a produção e aumentar a produtividade em suas atividades. “Aqui obtive informações que antes não sabia. Agora, nós produtores sabemos quais as melhores culturas para produção e quais oferecem maior rentabilidade para nossas atividades”, comentou.

“O São João é um importante projeto de irrigação do Estado que motivará o desenvolvimento da fruticultura. E essas pesquisas são importantes, pois oferecem conhecimento técnico para os produtores”, avaliou o coordenador de Recursos Hídricos da SRHMA, Carlos Spartacus.

Estudantes da Ulbra, Universidade Católica e Escola Técnica Federal, também aproveitaram as informações do 1º Dia de Campo de Fruticultura. “Com o conhecimento que adquirimos aqui poderemos melhorar nosso desenvolvimento acadêmico e profissional”, ressaltou a estudante do 1º período de Agronomia da Católica, Sônia Alves.

São João
O Projeto São João possui uma área irrigável com mais de três mil hectares e é um dos três maiores projetos hidroagrícolas do Estado, com recursos garantidos pelo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: