Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sábado, 30 de agosto de 2008

Produtores do Humaitá atingem resultados satisfatórios com alternativas ao uso do fogo

Produtores reconhecem no plantio de leguminosas um recurso viável para a produção sem a utilização do fogo. A mucuna-preta e a puerária fazem parte do dia-a-dia de milhares de produtores do Acre que aprenderam a extrair os benefícios das espécies. E eles garantem que embora o processo seja demorado os resultados alcançados são satisfatórios. Em média existe a necessidade de esperar no mínimo dezoito meses, período em que a terra é preparada, para o plantio.
A prática é incentiva pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac) e Secretaria de Extensão Agroflorestal e de Produção Familiar (Seaprof), Secretaria de Agricultura (Seap) e Instituto de Terras do Acre (Iteracre). As leguminosas são utilizadas na recuperação dos solos e já se constituíram em uma importante alternativa ao uso do fogo. O Governo estima que mais de duas mil famílias já trabalhem com este processo nas regionais em substituição às queimadas. A meta é que em 2009 este número chegue a 4 mil famílias. Para isso cerca de 100 toneladas de mucuna serão compradas e distribuídas aos produtores.

“O Governo do Estado age de forma a instruir e oferecer ferramentas para que a própria população saiba se organizar”, disse a presidente do Imac, Cleísa Cartaxo.

Quinze produtores que compõem o Grupo de Agricultores Ecológicos do Humaitá já desenvolvem o processo de alternativas ao uso do fogo há dez anos. O grupo foi fundado em 1998, e desde então tem contribuído com a conservação ambiental e melhoria social de famílias envolvidas. De acordo com presidente do Grupo, Raimundo Nonato Borges, um dos resultados obtidos com o uso das leguminosas foi a produção sem o uso de agrotóxicos. “Nossa produção é 100% orgânica”, ressalta o produtor. As mercadorias são comercializadas no Novo Mercado Velho em Rio Branco.

Para o produtor Idelbrando de Souza o uso desta alternativa traz inúmeras vantagens. Dentre elas o aumento da produção e da qualidade dos produtos, além de diminuir a demanda por profissionais. “Não é fácil trabalhar sem utilizar o fogo, mas não é impossível. Além disso, os resultados são muito melhores”, disse ele.

Para socializar os métodos e atuar como multiplicadores o Grupo de Agricultores Ecológicos do Humaitá organizou o 1° Dia de Campo da Agricultura Ecológica.

O evento reuniu os produtores do Humaitá, de Bujari, Rio Branco, Plácido de Castro e de Porto Acre, e também extensionistas, técnicos, agrônomos e engenheiros para participar das discussões acerca das políticas públicas de alternativas ao uso do fogo. Para o secretário de Extensão e Produção Familiar, Nilton Cosson, os encontros visam dar visibilidade às práticas que vem alcançado bons resultados. “Os produtores do Humaitá são exemplos de como se deve produzir com sustentabilidade”.

Durante o dia de troca de experiências os roçados de abacaxi, café, milho, mamão, banana, feijão e arroz foram apresentados aos visitantes. “Buscamos fortalecer as ações e ampliar as experiências para todo o Estado. Os produtores que utilizam as alternativas dever atuar como multiplicadores e incentivadores da iniciativa”, concluiu o secretário Nilton Cosson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: