Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Projetos de pesquisas auxiliam no desenvolvimento da agricultura familiar


A agricultura familiar responde por 70% da produção agrícola no Brasil. Em busca de fomentar o apoio a este segmento, o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa) estão elaborando um convênio, específico para as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas), que visa ampliar as ações de desenvolvimento e as pesquisas no setor.

Com o objetivo de orientar e auxiliar os pequenos produtores, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) desenvolve, desde 2004, na região da Zona da Mata, projetos que visam a melhoria da qualidade dos produtos e da rentabilidade dos agricultores.

Segundo a pesquisadora da Epamig na Zona da Mata Maria Regina Miranda, a Empresa realiza trabalhos integrados de apoio aos pequenos produtores. "Atualmente fazem parte dos trabalhos, além da Epamig, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Emater-MG e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)". Os primeiros projetos contaram com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordenados pela UFJF, e do MDA, coordenados pela Epamig 2004-2007.

Em Viçosa, um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) avalia as condições de produção e comercialização e a qualidade higiênico-sanitária do queijo Minas produzido em agroindústrias familiares da Zona da Mata. Este projeto tem a finalidade de propor a implementação das Boas Práticas de Fabricação essenciais para a produção de queijos dentro dos padrões de higiene.

Em parceria com a Embrapa Gado de Leite, a Epamig desenvolve nas comunidades rurais de Lima Duarte, Santana do Garambéu, Santa Rita do Ibitipoca, Pedro Teixeira, Olaria, Ibertioga, Carvalhos, Bocaina de Minas e Alagoa, um projeto que visa a inserção social e econômica de produtores de leite de base familiar e quilombolas em ambiente sustentável. Além de estimular o conhecimento e os saberes locais por meio de incentivo ao artesanato.

A Epamig participa, também, de conselhos e colegiados que representam agricultores familiares e da gestão do Território da Serra do Brigadeiro. "Esse processo vem ocorrendo desde 2003 e além da gestão teve projetos específicos: feijão, milho, artesanato e agroindústria familiar. O trabalho beneficia nove municípios da Zona da Mata", informa a pesquisadora Maria Regina Miranda.

Para mais informações sobre estes e outros projetos desenvolvidos pela Epamig, entre em contato pelo telefone (31) 3489-5000.

FONTE

Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação da Epamig

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: