Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

domingo, 10 de agosto de 2008


Quixadá. Além da importante ferramenta pública de capacitação disponibilizada pela Agem, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promove estratégias de desenvolvimento setorial no Sertão Central, tendo boa parte de sua clientela quem ainda não passou dos 25 anos de vida. As ações são voltadas para o agronegócio, ovinocaprinocultura, bovinocultura, artesanato, indústria e serviço, comércio varejista, turismo e economia criativa.

“O Sebrae atua em duas vertentes. Uma delas é territorial, por município, conforme a demanda solicitada”, informa o técnico Lima Filho. Ele cita como exemplo um curso destinado a produtores rurais, a microempresários e colaboradores. Para a iniciativa, é celebrada parceria com a Prefeitura, com uma Secretaria específica, ou entidade de classe como a CDL. A outra, é setorial, por meio de um conjunto de ações destinadas a atender uma necessidade de determinado grupo de empresários do setor de pousadas e restaurantes, ou então de mercadinhos, produtores rurais de ovinos e caprinos, ou bovinocultura de leite, enfim, conforme a necessidade do grupo. “O Sebrae atua realizando ações que buscam o desenvolvimento competitivo dessas micro e pequenas empresas ou desses produtores rurais, segundo o caso”, diz a analista Fabiana da Costa.

Dentre as vantagens do auxílio especializado está o acesso a informações de Gestão Financeira e Gerencial, orientada por consultores que na grande maioria são especialistas e mestres nesses assuntos. Um exemplo é a Rede da Associação dos Mercadinhos de Quixadá (Ameq). Os associados passaram a conhecer informações como disponibilização dos produtos na gôndola de forma correta e coerente conforme a necessidade do cliente dentro da loja. Num restaurante, o empresário poderá aprimorar seus pratos típicos utilizando técnicas corretas para uma melhor avaliação do consumidor final. “Não importa a idade do empreendedor, a exigência é a mesma”, comentam os técnicos da entidade.

Na região Centro do Estado o escritório do Sebrae possui pontos de atendimento fixo nos municípios de Quixadá, Quixeramobim e Boa Viagem. Por meio de equipe técnica atende ainda Mombaça, Senador Pompeu, Pedra Branca, Solonópole, Madalena, Itatira, Choró, Ibaretama e Banabuiú.

Custos

Os analistas do Sebrae explicam que o Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica são instituições financeiras que disponibilizam diversas linhas de financiamento para as micro e pequenas empresas. O Banco do Nordeste, por exemplo, criou uma linha específica para o empreendedor informal, onde ele junto a um grupo de três ou cinco empreendedores podem em conjunto realizar financiamentos para aquisição de novos estoques.

Para ter acesso ao crédito especial, basicamente é necessário possuir a atividade iniciada, no caso do empreendedor informal. Já tratando-se de empresa formalizada, efetuar cadastro da pessoa física e pessoa jurídica junto à instituição financeira, bem como, um roteiro do que pretende financiar. O Sebrae auxilia na elaboração de Plano de Negócio, que é uma ferramenta utilizada para organizar as pretensões de expansão e modernização da futura microempresa.

Mais informações:
Sebrae - Quixeramobim: (88) 3441.1251
Quixadá: (88) 3412.0991
Boa Viagem: (88) 3427.1416
sebraece@ce.sebrae.com.br

FIQUE POR DENTRO
Como é o passo a passo de um financiamento

Para o jovem conseguir um financiamento, é necessário que eles siga algumas etapas, dentre as quais: organizar a necessidade do financiamento em um Plano de Negócio; efetuar cadastro de pessoa física e jurídica junto à instituição financeira (banco); fazer elaboração de projeto de viabilidade econômica e financeira; realizar celebração de contrato com a instituição financeira; e, por fim, acontece a liberação dos recursos pela instituição financeira. Algumas instituições financeiras estão aceitando a figura do cônjuge como garantia de fiador para valores que podem variar de R$ 10 mil a R$ 30 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: