Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

SDA realiza Dia de Campo sobre Cultivo Protegido

Na próxima quinta-feira (14), a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através da Ematerce, realizará um Dia de Campo sobre Cultivo Protegido de Hortaliças, em Tianguá. A programação terá início às 8:00 horas, na comunidade no Sítio Poço de Areia, na Serra da Ibiapaba. O objetivo do evento é capacitar os agricultores familiares da Região com informações sobre a tecnologia de produção de hortaliças, que utiliza o mínimo de agrotóxicos, provoca uma redução de 30% nos custos de produção e ainda contribui com a preservação do meio ambiente.

De acordo com os técnicos da Ematerce, durante a estação chuvosa, as hortaliças da Serra da Ibiapaba apresentam um aumento considerável de preço. Isso se deve a fatores fitossanitários, que leva ao uso indiscriminado de agrotóxicos, contaminando as hortas, o homem e o meio ambiente. Portanto, o Governo do Estado busca estimular a adoção de tecnologias que mudem esse quadro, através de boas práticas agrícolas, que geram produtos de alta qualidade.

O Cultivo Protegido consiste no plantio de hortaliças cobertas por um túnel plástico, que evita danos às plantações por conta do excesso de chuvas ou estiagem e também das pragas, sem uso de agrotóxicos. "O filme plástico é um importante aliado no controle integrado de doenças", afirma o técnico da SDA, Wanderley Guimarães.

As produtividades das hortaliças cultivadas sob Cultivo Protegido, tais como pimentão, tomate e pepino são até quatro vezes superiores às obtidas a céu aberto. As ações da SDA com vistas à implantação dessa tecnologia já estão bem avançadas na Serra da Ibiapaba e na Região do Baixo Acaraú. Juntas, as duas áreas já possuem nove estufas e três telados, que somam uma área de 39.240 m², onde já foi alcançada uma redução de 95% na utilização de agrotóxicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: