Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 12 de agosto de 2008

SECRETARIA DA AGRICULTURA CAPACITA TÉCNICOS PARA ATUAR NO PROJETO MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS

O Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Emater-PR e Iapar vão treinar nesta quarta-feira (13) técnicos especialistas para atuar no projeto Manejo Integrado de Pragas (MIP), que visa reduzir o uso de agrotóxicos nas lavouras de soja, milho e trigo, que são as que mais consomem agrotóxicos em todo o Estado. O curso acontece no Iapar, em Ponta Grossa, de 8h30 às 18h.

O evento marca o início da fase de treinamento para atuação no MIP, que vai ocorrer também em Cascavel e Londrina. A previsão é que 100 profissionais no campo estejam capacitados nesta primeira etapa. Em Ponta Grossa, 30 técnicos de instituições oficiais e da iniciativa privada se inscreveram para o curso de capacitação.

Em Cascavel e Londrina, a previsão é capacitar mais de 30 técnicos em cada cidade, que assumem o compromisso de repassar os conhecimentos a outros técnicos no campo. Estima-se que 400 técnicos sejam treinados no Estado, em todas as fases do projeto, que serão os multiplicadores da metodologia aplicada nos treinamentos.

A Secretaria da Agricultura está preocupada em diminuir o número de aplicações de agrotóxicos para elevar a qualidade dos produtos cultivados e para reduzir os custos de produção da agricultura. O objetivo é diminuir em 30% o número de aplicações nas lavouras de soja, milho e trigo em um prazo de quatro a cinco anos. Para isso, conta com a parceria de instituições como Embrapa, Iapar, Emater, Ocepar, Faep, Seab, FEA, Crea/PR e universidades, que constituem o grupo gestor do projeto.

De acordo com o engenheiro agrônomo e entomologista da Emater-PR, Lauro Morales, os primeiros reflexos de redução no uso de agrotóxicos devem começar a surtir efeito a partir da safra de verão 2009/10. Até lá, os especialistas estarão treinados e terão o tempo necessário para conscientizar e capacitar os produtores paranaenses para que utilizem produtos menos agressivos, poluentes e tóxicos.

O MIP prevê a substituição desses fungicidas, herbicidas e inseticidas por outros, com menor grau de agressividade. O objetivo é reduzir a população de pragas no momento que ela começa a causar danos econômicos às lavouras e não utilizar os agrotóxicos sem qualquer controle.

Data: 13/08/2008
Horário: de 8h30 às 18h
Local: Iapar/Ponta Grossa – Rodovia do Café, Km 496 (sentido Ponta Grossa - Curitiba) – Bairro Vendrame
Contatos: presidente do Conselho Gestor do MIP, engenheiro agrônomo Lauro Morales (Emater-PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: