Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Adapi recebe denúncia de contrabando de animais

A direção da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) em Floriano informou que recebeu denúncias de que animais estão sendo contrabandeados da cidade de Barão de Grajaú para Floriano. De acordo com o diretor da Adapi, Emídio Gabriel, o transporte de animais de um estado para outro só pode ser feito através de inspeção federal.



“Recebemos denúncias que estão trazendo bois de Barão de Grajaú para Floriano, essa é uma carne contrabandeada. Isso é caso de polícia! Se eu pegar entrego diretamente para a promotoria, porque para se trazer um boi de um estado pra outro é preciso haver inspeção federal.”



Segundo as denúncias, esses animais estão sendo transportados durante a madrugada. O diretor da Adapi Emídio Gabriel avisa que a Agência vai começar a fazer barreira em dias alternados tanto na ponte da divisa entre Barão e Floriano quanto nas estradas através de barreiras móveis.



A Agência de Defesa Agropecuária também informa que está convocando os criadores que vacinaram os animais contra a febre aftosa para fazer a certificação da vacinação, e avisa àqueles que ainda não vacinaram para realizar a vacinação. A Adapi em Floriano, segundo Emídio Gabriel, está sendo realizada uma vacinação assistida com esses criadores que deixaram de vacinar contra a febre aftosa.



O prazo, para a notificação da vacina vai até o final do mês de setembro e após esse prazo serão aplicadas multas. A direção da Agência também está cobrando a Guia de Transito de Animais (GTA) em todos os açougues através de fiscalização. A GTA é uma guia que certifica se o animal abatido foi vacinado contra febre aftosa.



Emídio Gabriel diz que tanto quem vende como quem compra um animal abatido sem a Guia de Transito será multado. “Se alguém vender um animal sem a GTA, será multado e quem comprar esse animal e comercializar a carne para a população também será multado, por exemplo, para o matadouro de Floriano abater um animal se exige que este tenha procedência, identificada através da GTA, uma guia emitida se o animal tiver sido vacinado”, informa.
Fonte: Informações Piauinotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: