Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Bautista Vidal destaca potencial do MA para o álcool

O Maranhão foi apontado pelo professor José Bautista Vidal – pai do Proálcool e estudioso e pesquisador de novas fontes de energia – como um dos estados com grande potencial para a produção de álcool. Em palestra realizada nesta segunda-feira (01), a convite da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, Bautista disse que tem enorme esperança de que o Maranhão venha a se tornar grande centro nacional de produção de álcool.



Atualmente, o Maranhão tem uma produção anual de três milhões de toneladas de álcool e o governo acredita que integrando e incentivando os pequenos produtores em um curto espaço de tempo esse volume de produção será dobrada.



“O Estado tem tudo para começar a produzir, inicialmente, para o mercado interno e depois para o externo. Para que isso aconteça é preciso que os governos federal, estadual e municipal se una no sentido de dar apoio aos pequenos produtores familiar para que eles possam desenvolver a atividade”, completou.



O secretário de Indústria e Comércio, Júlio Noronha, disse que o objetivo agora é formar grupos de trabalho que possam disseminar no interior do Estado a perspectiva econômica viável de geração de emprego e renda para produzir álcool a partir do pequeno produtor. “Com isso poderemos mais do que dobrar a produção atual que o Estado já tem nas grandes indústrias”, contou o secretário.



Júlio Noronha destacou que já existem linhas de financiamento do governo federal para o agricultor voltada para esse campo de atuação. O Governo do Estado e várias secretarias e órgãos de pesquisa trabalham a questão da produção estadual, e agora é preciso o envolvimento das prefeituras. “Nós acreditamos que unido esses três esforços teremos condições de prover o pequeno produtor de tecnologia, condições, mercado e acima de tudo autosustentabilidade para promover de fato o desenvolvimento econômico do Estado”, observou.



O secretário disse que acredita que poderá ter em cooperativas, associações e consórcios intermunicipais pequenas indústrias de álcool e derivados da cana-de-açúcar como um importante fator de desenvolvimento econômico nas diversas regiões do Estado. “É com essa perspectiva e com esse grupo de trabalho que pretendemos formar dentro do Governo do Estado envolver governo federal e prefeituras no alcance de medidas reais, concretas que permitam apoiar os pequenos produtores a produzirem e a se dedicarem a esse segmento econômico que é a produção de energia para o Brasil e para o mundo”, enfatizou.



Experiências - Segundo o professor Bautista essa é uma experiência que está dando muito certo em outros estados como no Rio Grande do Sul e em São Paulo e que tem tudo para dar certo no Maranhão. Investimentos nessa área vão possibilitar aumento da renda das famílias e o desenvolvimento do Estado.



“Nós estamos produzindo álcool a um custo muito baixo e altamente competitivo com os derivados do petróleo. Existem grandes mercados internacionais interessados nesse combustível, por isso temos que aproveitar esse potencial imenso através das ações do governo no sentido de instalar no Estado micro-usinas que vão transformar o povo do Maranhão em exemplo para todos os brasileiros”, observou Bautista.



Secretário de Estado de Representação Institucional do Distrito Federal, Wagner Lago, destacou que a experiência do professor é muito importante para todos que desejarem aquecer a produção do Estado através da produção do biodiesel e do etanol.



A palestra “Implantação de Pólos Regionais de Energia Líquida – Posição do Brasil no Contexto Energético Mundial” foi assistida por secretários de estados e representantes de entidades ligas ao setor
Edição: Igor Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: