Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Carne bovina: UE certifica 252 fazendas do país

O Brasil já tem 252 propriedades autorizadas a fornecer gado aos frigoríficos habilitados a exportar carne bovina à União Européia. Na última semana, as autoridades sanitárias da Comissão Européia reconheceram 27 novas fazendas como aptas a abastecer os países-membros do bloco comercial.

A UE autorizou, pela primeira vez, a inclusão de uma propriedade paulista, a fazenda Estiva II, localizada em Novo Horizonte. Reconhecido como área livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o Estado aguardava essa primeira habilitação desde maio. Agora, espera-se que a UE permita a inclusão de fazendas do Paraná e Mato Grosso do Sul, os principais prejudicados pelo foco de aftosa descobertos em outubro de 2005.

Desde a implantação do novo sistema de habilitação, no fim de fevereiro deste ano, a lista saltou de 106 para as atuais 252 propriedades autorizadas. Mesmo com o ritmo mais acelerado de inclusão de novas fazendas, a relação de propriedades aptas está longe da lista de 2.681 fazendas que uma missão do Ministério da Agricultura desejava emplacar em janeiro.

"O ritmo está mais forte, mas ainda temos problemas com o acúmulo de pedidos sob análise", diz o mineiro Gilman Rodrigues, presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Agricultura. Segundo ele, as certificadoras do sistema de rastreamento bovino (Sisbov) estão fazendo agora o trabalho que deveriam ter realizado há seis anos. "É muita minudência, muito papel para conferir e muita visita para fazer. Por isso, acho que só podemos inclui de 20 a 25 novas fazendas por semana nessa lista".

Se confirmada a previsão, a relação brasileira chegaria ao fim deste ano com outras 400 fazendas autorizadas a fornecer gado vivo aos frigoríficos. Para chegar à proposta original brasileira de 2.681 propriedades, seriam necessários dois anos de novas habilitações, como adiantou o Valor em fevereiro deste ano.

De acordo com a lista divulgada pela Direção-Geral de Saúde e Proteção ao Consumidor da UE, as fazendas aptas a vender gado estão localizadas em Minas Gerais (149), Mato Grosso (36), Goiás (33), Rio Grande do Sul (18) e Espírito Santo (15), além da única fazenda paulista. A atualização da relação permitiu, segundo informação da UE, a habilitação de 13 novas fazendas em Minas, sete em Mato Grosso, cinco em Goiás e duas no Rio Grande do Sul.

Fonte : Valor Econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: