Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Embrapa divulga Índice de Custos de Produção de Leite

A Embrapa Gado de Leite divulgou na primeira quinzena de setembro (11/09) a segunda edição do Índice de Custos de Produção de Leite - ICPLeite - setembro de 2008. Este Índice é elaborado com o propósito de estimar a variação mensal do custo de manutenção de uma empresa de produção de leite em Minas Gerais.

Segundo o pesquisador Luiz Carlos Takao Yamaguchi, "o ICPLeite é semelhante ao calculado para medir a variação mensal do custo de vida de uma família típica". O Índice é obtido a partir de levantamentos realizados em 30 empresas de produção de leite, que fornecem os coeficientes técnicos. A pesquisa é feita nas regiões de Belo Horizonte, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

A Embrapa Gado de Leite estuda uma proposta de ampliação das regiões pesquisadas. O pesquisador Alziro Vasconcelos Carneiro diz que a área de abrangência do ICPLeite poderá incluir Sul de Minas, Zona da Mata e Norte de Minas.

Para calcular o ICPLeite, são analisados os valores gastos nos seguintes grupos: mão-de-obra, produção e compra de volumosos, concentrados, sal mineral, sanidade, qualidade do leite, reprodução, energia e combustível. Os preços de insumos e serviços são pesquisados, mensalmente, junto às cooperativas e empresas que atuam neste segmento comercial.

De acordo com os pesquisadores envolvidos no estudo, o ICPleite é um mecanismo que possibilita verificar o comportamento dos preços dos principais insumos e serviços empregados na produção de leite.

O ICPleite será divulgado mensalmente no boletim Panorama do leite on line, disponibilizado no site do Centro de Inteligência do Leite - CILeite (www.cileite.com.br). As informações estarão disponíveis a partir da 2ª quinzena de cada mês.

FONTE

Embrapa Gado de Leite
Rubens Neiva - Jornalista
Telefone: (32) 3249-4712

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: