Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Estande da Seagro é um dos mais visitados na Expoema

Com demanda considerável, o estande da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seagro) na 52ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema-2008) é um dos mais visitados. A grande procura tem sido por esclarecimentos acerca do uso adequado de agrotóxicos, cultura do mel, produção de frutas, verduras, hortaliças, flores e artesanato. O público mais interessado é formado por agricultores familiares, técnicos, professores de universidades, donas de casa e crianças.

O estande é organizado pelo Sistema Estadual da Agricultura, composto pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seagro), Superintendência Estadual de Programas Especiais (Nepe), Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp). A intenção desse trabalho é divulgar os programas e projetos do governo do Estado no setor agropecuário, como regularização fundiária, criação de assentamentos rurais para os agricultores familiares, combate à febre aftosa e projetos produtivos para geração de renda.

Segundo a coordenadora da Seagro na Expoema, Marilene Bandeira, umas das exposições mais procuradas pelos visitantes do estande é a da criação de abelhas e produção de mel em colméias. “As pessoas querem entender melhor os cuidados que devem tomar, que roupas devem usar e os procedimentos a serem adotados”, explicou.

Os agricultores familiares participam ativamente da banca da feira da agricultura, onde são comercializadas frutas, verduras e hortaliças por produtores da ilha. Em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi montada uma estufa de flores tropicais, outra para produção de hortaliças em sistemas irrigados, com plantação de alface, entre outros atrativos.

Além das exposições produtivas, o stand da Seagro na Expoema exibe ainda uma espécie de cineminha, ou seja, um telão orientando sobre vários tipos de produção. Estão sendo mostradas ainda fitas técnicas e vídeos institucionais. “O estande é muito atrativo e, este ano, contamos com um espaço maior, o que facilitou o incremento das exposições”, disse Marilene Bandeira.

Produção e criatividade – No estande da Seagro, os órgãos vinculados (Aged, Agerp, Nepe e Iterma) usam de muita criatividade para expor suas ações, como por exemplo, a apresentação do teatro infantil (A vaca conchita) com objetivo de falar da importância do combate à febre aftosa. Apresenta também álbum seriado sobre o uso de agrotóxicos e destinação de embalagens vazias, que são recicladas pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e transformadas em embalagens de lubrificantes e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: