Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Lula frustra aliados e evita palanque em Petrolina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu a promessa de que não irá subir em palanques no primeiro turno da eleição onde candidatos da base governista estejam divididos na disputa pela prefeitura. Na sua visita nesta quinta-feira à tarde a Petrolina, o pólo econômico de irrigação e fruticultura do sertão de Pernambuco, Lula seguiu à risca essa decisão e decepcionou um antigo aliado.
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) achou que era o seu dia de sorte quando soube que o presidente iria visitar a cidade. Candidato por uma coligação de 20 partidos, o parlamentar esperava um gesto simpático e direto do presidente. O máximo que conseguiu foi uma foto ao lado de Lula no desembarque. Duas imagens desse “encontro” foram publicadas no site oficial de campanha de Patriota ao lado de uma declaração, não confirmada, do presidente.

- Divulgação

Lula se esquiva de Patriota no desembarque





A equipe do horário eleitoral de Patriota estava de prontidão, mas os assessores do presidente já tinham desestimulado qualquer possibilidade neste sentido. Lula quis dar um caráter institucional à sua passagem por Petrolina. Essa foi a saída encontrada pelo presidente para não se envolver num imbróglio local entre Patriota e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernando Bezerra Coelho, o czar político de Petrolina e que foi passado para trás na convenção que escolheu o candidato a prefeito da base de apoio do governador Eduardo Campos (PSB). Bezerra trabalhou pelo atual prefeito Odacy Amorim, que perdeu a indicação por 53 votos.

Líder das intenções de voto, Patriota está perdendo fôlego para outro nome da base governista, o médico Julio Lossio (PMDB), que ainda tem o apoio do PSDB e do DEM. A equipe de TV de Patriota pretende fazer um último esforço nesta sexta-feira em Recife para conseguir uma gravação de Lula. Em Pernambuco, sua terra natal, o presidente tem um dos maiores índices de aprovação do País. No segundo turno da eleição de 2006, Lula teve em Petrolina 81,5% dos votos e conseguiu esse desempenho graças à ajuda de Fernando Coelho.

Do ponto de vista econômico, Petrolina é a cidade mais importante do interior de Pernambuco. É lá que estão os grandes projetos de irrigação e a indústria de exportação de fruticultura. O município sempre teve prefeitos ligados à família Coelho, da qual o secretário de Desenvolvimento é um dos expoentes. Seu tio Osvaldo Coelho (DEM) é outra força política, mas está ao lado de Julio Lossio. “A postura do presidente deve ser elogiada porque somos da base governista e não teria porquê ele declarar a preferência por um nome”, afirma Lossio.

Lula esteve em Petrolina para duas inaugurações:o Hospital de Urgências e Traumas, construído pela prefeitura, e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: