Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Programa estruturante para a agricultura vai investir R$ 40 milhões até 2010

Com foco na Certificação e Rastreabilidade de Produtos Agropecuários e Modernização da Defesa Agropecuária, e no investimento de R$ 40 milhões até o ano de 2010, foi lançado pela governadora Yeda Crusius, nesta terça-feira (2), no Auditório da Administração do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o Programa Estruturante Terra Grande do Sul - Nosso Campo mais Moderno e Produtivo.
Apresentado pelo secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, João Carlos Machado, o programa foi acompanhado com atenção, em todas as etapas, por outros secretários estaduais, por ex-secretários da Agricultura, produtores rurais e técnicos do setor do agronegócio. Para reforçar o atendimento aoTerra Grande do Sul, Yeda Crusius assinou também projeto de lei para criação de novos cargos.
O projeto, a ser encaminhado à Assembléia Legislativa, institui 97 cargos de médico veterinário e 306 de técnico agrícola. Yeda Crusius assinou assinou ainda ato de nomeação de nove engenheiros agrônomos para o Departamento de Produção Vegetal (DPV) da Agricultura e encaminhou pedido ao Legislativo para a contratação de 26 veterinários já aprovados em concurso público.
Modernização
Na área de Modernização e Defesa Agropecuária, o Terra Grande do Sul objetiva a informatização da base de dados e do atendimento, a criação de novos postos de fiscalização nas fronteiras, renovação da frota de veículos e reforço no quadro de técnicos da Secretaria da Agricultura. Conforme o secretário Machado, a base de informatização, hoje, é de 100% na sua pasta - quando assumiu, era de 12%.
O DPVegetal não tinha unidades informatizadas em 2007. Atualmente, as 32 unidades estão equipadas. No Departamento de Produção Animal (DPA), 33 inspetorias estavam informatizadas. Agora, as 250 inspetorias têm microcomputadores. E a frota teve 70% da meta de renovação (com veículos novos e semi-novos) cumprida já neste ano. Serão entregues 189 carros.
Conforme Yeda Crusius, "os programas estruturantes vão permitir que façamos políticas para todos". "O Terra Grande do Sul, como os demais estruturantes, "tem um conjunto de pessoas que assumem a responsabilidade e, através do Portal dos Estruturantes, respondem a todas as perguntas que se referem a metas. Assinamos aqui um termo de compromisso com servidores públicos que passam a responder pelos resultados do programa", disse a governadora.
Yeda também lembrou o fato de o mundo atual pedir certificação e exigir rastreabilidade nas negociações envolvendo alimentos. São justamente estas as exigências a serem atendidas pelo programa estruturante Terra Grande do Sul. A apresentação do programa começou com a exibição de um vídeo e prosseguiu com a exposição de quadros e metas, detalhados pelo secretário Machado.
As informações são do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: