Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Pronese reúne agricultores para divulgação da MP 432

A Pronese encerrou esta semana o trabalho de divulgação da Medida Provisória (MP) 432 junto aos 52 assentamentos implantados com recursos do Programa de Crédito Fundiário. A ação foi realizada em parceria com a Federação de Trabalhadores na Agricultura no Estado de Sergipe (Festase) e o Banco do Nordeste para garantir que todos os agricultores tenham acesso aos benefícios da MP editada pelo Governo Federal, que, entre outras coisas, garante o parcelamento das dívidas contraídas pelos agricultores.

A equipe técnica das três instituições realizou oito reuniões territoriais levando as informações aos 52 assentamentos implantados sob a coordenação da Pronese. Nestas propriedades, foram atendidas 985 famílias de agricultores familiares em 20 municípios diferentes.

A urgência em se levar a informação se dá pelo fato de que cada família terá o prazo máximo até o dia 30 de setembro para aderir ao parcelamento das dívidas ou individualização do financiamento. Consta na MP que as dívidas poderão ser renegociadas com o pagamento mínimo de 1% do valor vencido. Ainda, para a individualização, os custos decorrentes do processo poderão ser incluídos no financiamento até o limite de 5% do valor individualizado.

Para o representante do assentamento Pastinho, município de Estância, Jadilson Costa dos Santos, 32, a Medida Provisória vai facilitar ainda mais o pagamento do financiamento para compra de terra. Não tivemos dificuldade de pagar a primeira parcela da dívida, paga 30 dias antes do prazo, e fomos beneficiados com 30% de bônus em cima dos juros. Mesmo estando em dia, vamos aderir à individualização das dívidas, disse.

Estiveram reunidos no último encontro no Sindicato de Trabalhadores Rurais de Estância Sthewart Grager, técnico da Pronese, Paulo Andrade, representante da Fetase, Marcos Wilker, do Banco do Nordeste e Patricia Farias Rodrigues, secretária do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Estância, além de representantes dos assentamentos Índia, Novo Horizonte, Freitas, Santa Maria e Pastinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: