Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Representantes da Acrimat participaram do Congresso Mundial da Carne

Da Redação

Assuntos como sustentabilidade, bem estar animal, defesa sanitária e mercados emergentes foram destaques no Congresso Mundial da Carne. O superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, o diretor da Associação Jorge Pires, e o presidente do Fabov, Júlio Ferraz, fizeram parte da delegação de Mato Grosso, composta por 10 representantes. Durante o evento, ficou evidenciado o reconhecimento mundial do Brasil, como o maior exportador de carne, mas que tem uma longa tarefa pela frente, que é a de cumprir as normas do mercado externo na sua íntegra e não pela metade como acontece atualmente, principalmente do item ‘defesa sanitária’.

Porém, secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, Inácio Kroetz, mostrou durante sua palestra no Congresso, de que o Brasil tem pontos fortes para serem apresentados, quanto as ações sanitárias. Luciano Vacari explicou que Kroetz disse no Congresso, “que o Brasil é livre de várias doenças que ocorrem em outras regiões do mundo, como a encefalopatia espongiforme bovina (doença da vaca louca), a peste suína africana e a gripe aviária, o que contribui para a boa qualidade da carne.brasileira”.

Durante o Congresso foi salientado também que 16 estados brasileiros, mais o Distrito Federal e parte do território do Pará e do Amazonas, são reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livres de febre aftosa. A área corresponde a 60% do território brasileiro e concentra 90% do rebanho bovino. Além disso, desde 1934, a legislação brasileira impõe regras para assegurar o bem-estar dos animais no transporte, no confinamento e no abate, e quem não atender as regras pode ser multada e presa.

O Brasil exporta atualmente para 168 países, mas está atendo para os mercados emergentes, como a China e a Índia. Possui 200 milhões de cabeças de bovinos, que correspondem a 15% do rebanho mundial, sendo o segundo maior produtor e o maior exportador de carne bovina do mundo. Mato Grosso conta com o maior rebanho brasileiro com mais de 26 milhões de cabeça de gado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: