Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

SFA/MS promove Curso inédito para Classificadores de Soja e Feijão


A Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA/MS) promoverá na próxima semana, um "Curso de Reciclagem para Classificadores de Soja e Feijão", objetivando atualizar os conhecimentos dos profissionais que atuam nas três entidades prestadoras de serviços de qualidade vegetal, credenciadas pelo Ministério da Agricultura (MAPA) para atuarem no Estado (IAGRO, PROQUALITY e CONAB/MS). O curso será realizado no município de Aquidauana a 130 km da capital, no Campus da Faculdade de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O curso de reciclagem será dividido em duas etapas, com aproximadamente 25 alunos em cada turma. A primeira fase começa nesta segunda 08 e vai até o dia a 13. A segunda turma fará o curso no período de 15 a 20 de setembro. O evento já foi homologado pelo Coordenador Geral da Qualidade Vegetal do Ministério da Agricultura (CGQV-DIPOV-SDA/MAPA), Fernando Penariol e será inspecionado pelo Fiscal federal Agropecuário, Cícero Estevão de Sousa da SFA.

Já confirmaram presença na abertura do evento as seguintes autoridades: Dr. Maçao Tadano, Diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV-SDA/MAPA), Fernando Guido Penariol, Coordenador Geral da Qualidade Vegetal (CGQV-DIPOV-SDA/MAPA), Roberto Bacha, Diretor Presidente da IAGRO/MS, Alfredo Sérgio Rios, Superintendente da SUREG-CONAB-MS, Orlando Baez, Superintendente da SFA/MS, Rui Saravi Leite, Chefe da Divisão Técnica da SFA/MS e o Procurador da Proquality Serviços LTDA, Ponciano Rosa Aquino.

O instrutor do curso será o Engenheiro Agrônomo Yoshio Fugita, Fiscal Federal Agropecuário da Superintendência no Estado. Fugita garante que este é um curso inédito no País, pois pela primeira vez uma Superintendência do MAPA promove um curso dessa natureza, envolvendo todas as "Entidades Credenciadas". O corpo docente será formado pela "Equipe Tuiuiú", composta pelos Classificadores Oficiais, Joviamar Alves Matias e José Donisete Ferreira, da Superintendência de Goiás (SFA/GO) e Osvaldo Mandacari Escobar e José Aparecido de Lucena da SFA/MS.

Embora a Equipe Tuiuiú se caracterize pelo uso de técnicas didáticas e dinâmicas que promovam um melhor ambiente em sala de aula, saudável, harmônico e de bem estar para os capacitandos, favorável ao desenvolvimento e aprendizado dos participantes, o classificador é submetido a intensa carga horária de aulas teóricas, práticas e a diversos testes de avaliação. Aquele que for reprovado no curso, terá sua "Credencial de Classificador" suspensa pela SFA/MS até que o aluno seja aprovado em novo curso e fique provado que está apto a prestar serviços adequados, eficientes e seguros.

Novos padrões para a soja e o feijão

Toda vez que o padrão de um produto de origem vegetal é alterado ou reformulado, a legislação federal exige que as "Empresas ou Entidades Credenciadas" procedam cursos de atualização para seus classificadores, através de treinamentos específicos. Dessa forma, com a aprovação do novo Decreto Federal nº 6.268 é de 22 /11/ 2007 e quando os novos padrões da Soja e do Feijão foram aprovados e alterados, através da Instrução Normativa MAPA nº 11, de 15/05/2007 (Soja), e da Instrução Normativa MAPA nº 12, de 28/03/2008 (Feijão), todos os classificadores deveriam ser submetidos a um curso de reciclagem, mas isso não ocorreu até o momento, motivo pelo qual o Serviço de Fiscalização da Classificação Vegetal da SFA/MS organizou o curso de atualização para todos os profissionais que atuam nas três Entidades Credenciadas pelo MAPA no Estado.

O ítem 6, das obrigações das entidades credenciadas, disposto no "Regulamento Técnico de Credenciamento" dispõe: É obrigação das entidades credenciadas manter um sistema de treinamento eficiente e dinâmico dos seus profissionais, dessa forma, apesar de ser uma obrigação legal das empresas e entidades e as mesmas não promoveram nenhum treinamento, por isso a SFA/MS tomou a iniciativa de fazer o curso de reciclagem, convidando as três entidades a se unirem em torno de um mesmo ideal.

"Além da reciclagem na classificação de Feijão e Soja, vamos atualizar os classificadores quanto ao novo Decreto 6268/ 2007 e apresentar palestras de motivação, objetivando mostrar-lhes as novas perspectivas de mercado e tirá-los do círculo vicioso e da mesmice na prestação desses serviços". Declarou Fugita.

Informações mais detalhadas sobre o assunto poderão ser obtidas junto ao Serviço de Fiscalização da Classificação Vegetal da SFA/MS, através do telefone (067) 3316-7111 / 3316-7100 ou através do e-mail: yoshio.fugita@agricultura.gov.br .
(Valter Loeschner)


Fonte: SIPAG - SFA/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: