Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Conselho aprova oito projetos na área de Ciência e Tecnologia


19/11/2008 às 09:13


Pela primeira vez, desde que foi criado no Estado, o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (CECT), em reunião extraordinária, aprovou, na manhã desta terça-feira (18), no auditório do Sebrae-PB, em João Pessoa, oito projetos de desenvolvimento tecnológicos e científicos, apresentados por oito instituições, entre públicas e privadas. Segundo o secretário da Ciência, Tecnologia e Meio-Ambiente, Aguinaldo Ribeiro, os investimentos e os custeios dos projetos vão demandar recursos da ordem de R$ 1,5 milhão.

"O Conselho aprovou projetos em vários setores, a exemplo do biodiesel, pescado, reciclagem e inovação tecnológica, entre outros segmentos", esclareceu Aguinaldo Ribeiro. Para o ano de 2009, o CECT pretende disponibilizar para a comunidade acadêmica e para pesquisadores recursos estimados em R$ 3,5 milhões.

As instituições, privadas e públicas, que apresentaram os projetos são as seguintes: Empresa Paraibana de Pesquisa Agropecuária (Emepa), Secretaria de Planejamento do Estado (Seplag), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Sebrae-PB, Parque Tecnológico da Paraíba (PaQTCPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

"A aprovação de projetos na área de ciência e tecnologia pelos membros do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia se trata de um momento histórico no Estado da Paraíba", assim definiu Francilene Garcia, diretora do PaqTCPB, a reunião inédita do CECT.

Fernando Ronaldo, consultor do Sebrae-PB, elogiou a iniciativa do Conselho de Ciência e Tecnologia. Para ele, "é muito louvável essas primeiras ações do CECT na Paraíba".

Em 2009, os membros do Conselho vão se reunir trimestralmente. Segundo Aguinaldo Ribeiro, logo mais, será executado o regimento interno da entidade com o objetivo principal de alavancar o desenvolvimento de projetos na área de ciência e tecnologia.

O secretário disse que a Secretaria da Ciência e Tecnologia também irá envidar esforços para buscar mais recursos em outras fontes no País. "Precisamos alargar os horizontes no que se relaciona a novos recursos para investir em projetos para alavancar o setor de C&T", observou.

Apoiar a execução de projetos de inovações tecnológicas, e ainda fortalecer e apoiar empreendimentos nos setores de ciência e tecnologia, proporcionando-lhes cenários possíveis nos quais possam viabilizar os projetos inovadores, é um dos objetivos do CECT, que também tem a missão de formular, acompanhar e analisar a política científica e tecnológica do Estado.

"O Estado é uma verdadeira indústria de criação oriunda do meio acadêmico na área tecnológica e da pesquisa, mais especialmente no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), no País", afirma Aguinaldo Ribeiro.

O CECT foi criado por intermédio da Lei 8.494, que foi sancionada no dia 11 de março de 2008 pelo governador Cássio Cunha Lima. O órgão é composto por 15 membros, oriundos do setor privado e governamental, sendo três representantes de institutos de pesquisa e de instituições educativas de formação científica e tecnológica, que desenvolvem programas na área de pesquisa e tecnológica. Três representantes de associações acadêmicas e científicas de categorias profissionais, um do Poder Legislativo estadual e dois do Poder Executivo municipal.

Compete ainda ao Conselho de Ciência e Tecnologia incentivar e estabelecer diretrizes, planos e normas para o recebimento e aplicação de recursos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (FECT).

O CECT, através da aplicação dos recursos do FECT, também tem a tarefa de induzir o desenvolvimento industrial por intermédio do aproveitamento da riqueza de conhecimento e tecnológico que a Paraíba dispõe, atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: