Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Exportação de carne de MT para União Européia foi oficializada

O Ministério da Agricultura informou nesta quarta-feira (26.11) que Mato Grosso volta a ser área habilitada à exportação de carne bovina in natura para os 27 países da União Européia. Todo o território do Mato Grosso do Sul e Minas Gerais estão nessa mesma condição.

A decisão foi anunciada ainda em outubro pela Diretoria-Geral para Saúde e Consumidores da União Européia (DG-Sanco), em reunião do Comitê Permanente da Cadeia de Alimentos e Saúde Animal, em Bruxelas (Bélgica), e publicada nesta quarta-feira (26.11) no Jornal Oficial da União Européia.

De acordo com o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Décio Coutinho essa decisão não haverá diferença de condições comerciais. Os preços serão iguais em todo o Estado e isso aconteceu com a retomada do status de Estado livre com vacinação da febre aftosa. Essa decisão premia a pecuária de Mato Grosso com o aval dos Organismos Internacionais e avaliza o trabalho dos servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) em parceria com o Fundo Emergencial de Febre Aftosa (Fefa) e a classe de pecuaristas do Estado.

No cadastro do Sisbov (Sistema Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos) constam 90 propriedades (Eras) mato-grossenses rastreadas por entidades certificadoras. Isso significa que elas passaram por vistorias feitas por servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e em toda a propriedade, os registros do sistema de criação e produção atestam que 100% dos animais bovídeos (bovinos e bubalinos) foram identificados individualmente com número Sisbov.

A lista de propriedades aprovadas para exportar à União Européia aumentará conforme estas forem passando por auditoria oficial. Só depois disso passarão a integrar a lista de propriedades habilitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: