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quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Laticínios Bom Gosto investe em seu processo de expansãoCompanhia investe R$ 6 milhões na área de TI e implementa software de gestão da SAP para profissionalizar suas operações e estruturar os projetos de internacionalização do grupo .

São Paulo— Com capacidade de produção de 700 milhões de litros/ano, a Laticínios Bom Gosto, localizada em Tapejara (RS), é a quinta maior empresa do setor no país, com um faturamento em 2008 na ordem de R$ 800 milhões. Com 15 anos de atuação, a empresa iniciou suas atividades com apenas quatro funcionários, 22 produtores de leite e produção de 2 mil litros diários. Atualmente, possui 1,2 mil funcionários e conta com 18 mil produtores, além de 34 cooperativas parceiras. Para 2009, a Bom Gosto deve superar os 700 milhões de litros/ano e conquistar a quarta posição no ranking nacional.

Os números não param de crescer e a empresa prepara duas novas plantas com o objetivo de atender o mercado externo. “Queremos crescer e tornar a Bom Gosto internacional”, afirma o presidente Wilson Zanatta. Com investimentos de mais de R$ 56 milhões na ampliação e modernização de suas unidades de produção, a empresa inaugura no primeiro semestre de 2009 uma nova unidade de leite em pó, com capacidade para processar 600 mil litros/dia. “Este será o nosso principal investimento para o ano que vem, com aplicação de R$ 35 milhões”, comenta Zanatta, citando ainda a duplicação da produção de leite longa vida em Fazenda Vila Nova (RS) e a reestruturação das plantas de Muriaé, Aiuruoca e Miradouro, em Minas Gerais.

De acordo com o presidente do grupo Bom Gosto, Wilson Zanatta, os novos caminhos da empresa fazem parte de uma estratégia, apoiada em recursos obtidos no BNDESPAR e CRP, parceiros na avaliação das aquisições realizadas e nos processos de gestão definidos para os próximos dez anos. “A escolha da SAP resultou da expansão dos nossos negócios e, quando decidimos implementar um software de gestão, a escolha levou em conta a experiência trazida pela empresa para os processos de nossa atividade”. Segundo Zanatta, uma equipe de 29 pessoas estarão envolvidas na operacionalização e execução do projeto SAP, que foi definido para atender às necessidades da empresa. “Iniciaremos a implementação do sistema Enterprise Resource Planning (ERP) da SAP em dois meses e iremos contar com uma equipe de 19 profissionais da ITS Group, consultoria credenciada pela SAP, e mais 10 funcionários da empresa, todos envolvidos diretamente nesse processo. Teremos benefícios de ordem administrativo-financeira que irão atingir todas as unidades”, revela o executivo.

Para o diretor administrativo-financeiro da Laticínios Bom Gosto, João Vitor Sasset, o projeto a ser implementado representa uma reestruturação de todo o ambiente de TI a partir de um sistema totalmente integrado, que irá atender desde os processos que envolvem a captação de leite, logística de transporte e distribuição, produção, faturamento, financeiro, recursos humanos e automação comercial.

O estudo de avaliação e escolha do ERP levou cerca de um ano de pesquisa e análise dos produtos de quatro empresas selecionadas. “Fizemos um exame criterioso dos sistemas oferecidos e confrontamos com nossas demandas e necessidades atuais e futuras. Nesse processo, encontramos na SAP uma solução que atendeu de forma ampla, com soluções próprias para o negócio, e mecanismos mais claros e definidos que atenderam aos objetivos da empresa”, afirma Sasset. “O software de gestão da SAP está dentro da estratégia de TI que irá integrar e consolidar as informações das controladas e filiais, e da matriz, em Tapejara”, completa o diretor.

A decisão da Laticínios Bom Gosto em implementar o sistema foi acompanhada pelo executivo de vendas da SAP Brasil, Marco Mylius, responsável pela elaboração conjunta à ITS Group do projeto apresentado e aprovado pela direção da Bom Gosto. “As necessidades da empresa foram amplamente suportadas por um sistema pré-configurado, focado na indústria do leite e todos os seus derivados. Pela complexidade de suas operações, que iniciam na coleta do leite nas fazendas até a chegada dos produtos à mesa do consumidor, exigiu um detalhamento dos módulos a serem implementados para atender o gerenciamento dos processos em todas as áreas e nas diferentes unidades da empresa”, finaliza o executivo.

Perfil da Laticínios Bom Gosto S.A. - A Laticínios Bom Gosto iniciou suas atividades de beneficiamento de leite em 1993, no município de Tapejara, com o objetivo de industrializar a matéria-prima produzida na região norte do Rio Grande do Sul. No começo, com quatro funcionários e 22 produtores de leite integrados, a empresa obtinha uma produção diária de 2 mil litros de leite, que eram transformados em diversos tipos de queijos, creme de leite, bebida láctea e leite tipo C. Na época, a bacia leiteira da região era insignificante e praticada de forma artesanal, com pouca tecnologia e sem qualquer melhoramento genético, o que levou a empresa a importar mais de 4 mil exemplares de gado leiteiro do Uruguai. Essa iniciativa, aliada a uma completa assistência veterinária, permitiu uma rápida evolução da atividade com excelentes resultados em termos de qualidade, quantidade e produtividade. A partir do ano 2000, a empresa iniciou o processo de ampliação de sua linha de produtos, com a instalação de uma moderna planta industrial, com tecnologia de última geração, para fabricação de leite longa vida (UHT), leite condensado e concentrado, creme de leite e achocolatado, atingindo uma capacidade de processamento de até 1 milhão de litros/dia. Entre as aquisições feitas pela Laticínios Bom Gosto estão a Nutrilat, localizada no município de Fazenda Vila Nova (RS); Laticínios DaMatta, com sede em Miradouro, Minas Gerais, e fábricas em Muriaé e Aiuruoca (MG); Laticínios Santa Rita, em Muriaé (MG), que comercializa a marca Sarita; e Corlac, localizada no município de Erechim (RS). Hoje, a Bom Gosto possui uma capacidade de produção de 2,5 milhões de litros/dia, que correspondem a 700 milhões de litros/ano. Para este ano, a empresa prevê um faturamento em torno de R$ 800 milhões, e já projeta chegar a R$ 1 bilhão em 2009.

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