Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

domingo, 25 de janeiro de 2009

Caso de estomatite

Criadores do Tocantins estão preocupados com a suspensão das exportações de carne bovina para a Rússia. A confirmação de um terceiro caso de estomatite vesicular adiou a retomada dos negócios.

Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária, da Agência de Defesa Agropecuária e da Secretaria da Agricultura do Tocantins criaram uma comissão para avaliar os prejuízos que a doença está causando. Eles pretendem pedir ao Ministério da Agricultura que o embargo à carne do Tocantins fique restrito aos municípios onde houve o registro da estomatite vesicular.

“Temos que, junto ao Ministério, conseguir para o Estado do Tocantins o que se conseguiu para os Estados de Goiás e Mato Grosso, que é o isolamento das cidades onde eventualmente possam ter algum caso de estomatite, mas que o restante do Estado, que não tenha a doença, possa continuar exportando para a Rússia, que dentre todos os mercados internacionais é a única que causa, que tem a estomatite como fator de restrição à exportação de carne”, disse Júnior Marzola, presidente da Federação da Agricultura do Tocantins.

Este é o terceiro foco de estomatite no Estado. O Ministério da Agricultura já foi notificado. A exportação de carne tocantinense para a Rússia está suspensa desde a descoberta do primeiro foco, em setembro do ano passado.

A propriedade interditada esta semana fica em Pedro Afonso, na região centro-norte do Tocantins. Das 14 vacas só uma apresentou a estomatite vesicular e foi isolada do restante do rebanho.

“O animais não precisam ser sacrificados. Deve-se apenas isola a propriedade e o animal. O órgão de defesa está sempre fazendo o monitoramento e tomando todas as medidas necessárias para a contenção dessa enfermidade nessa propriedade”, explicou Márcia Helena da Fonseca, diretora da Defesa Animal.

Seis barreiras sanitárias foram montadas. Vinte e oito propriedades são monitoradas num raio de dez quilômetros do foco da doença. A entrada e a saída de animais estão proibidas na região.

A comissão deve ir a Brasília na próxima terça-feira.

( CLIQUE NO TITULO PARA ASSISTIR O VT )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: