Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Agronegócio: sistema vai agilizar comunicação no setor agropecuário

O Governo do Estado de São Paulo está desenvolvendo, por meio de uma parceria entre o Centro "Paula Souza" e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o Sistema de Informação Integrada de Diagnóstico Laboratorial Zoossanitário (Sizoo). A ferramenta vai agilizar a comunicação dos diagnósticos entre o Instituto Biológico (IB), a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), ambos órgãos da Secretaria, o Ministério da Agricultura e outras instituições do setor.

O programa também promete acelerar a tomada de decisões quando forem detectados casos de doenças que atinjam os rebanhos ou mesmo que tragam riscos à saúde humana, como no caso de comprometimento de comércio de carnes, leite e derivados nos mercados interno e externo.

O Sizoo foi apresentado na tarde desta terça-feira (17 de fevereiro), na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, na presença do secretário da Pasta, João Sampaio, da diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, do diretor do IB, Antonio Batista Filho, do coordenador da CDA, Cláudio Alvarenga, entre outras autoridades.

"Este é um projeto que vem ao encontro da nossa proposta dentro da Secretaria de Agricultura, que é de informatização e gestão do conhecimento dentro das áreas. O Risco Sanitário Zero é um programa do Governo do Estado de São Paulo que visa a garantia de alimento seguro em toda a cadeia produtiva e um dos primeiros passos é criar procedimentos e protocolos para gerenciar crises de sanidade, o qual se insere totalmente neste projeto, parceria da Secretaria com o Centro Paula Souza", afirmou o secretário.

O projeto foi idealizado pela pesquisadora do IB, Eliana Roxo. Alunos e professores do curso superior de Tecnologia em Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação, da Faculdade de Tecnologia (Fatec), de Carapicuíba, vão trabalhar na criação e manutenção do sistema de comunicação via internet. Serão três anos de pesquisa e desenvolvimento, financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Agricultura, no total de R$ 200 mil. "Tenho convicção de que o Centro Paula Souza tem muito a contribuir com o setor agropecuário, por meio de parcerias como esta", disse Laura.

SOBRE O CENTRO "PAULA SOUZA" - Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro "Paula Souza" - que em 2009 completa 40 anos, administra escolas técnicas (Etecs) e faculdades de tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 160 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 120 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores industrial, agropecuário e de serviços. Nas Fatecs, que oferecem cursos superiores de Tecnologia, o número de alunos matriculados ultrapassa 28 mil (números referentes ao segundo semestre de 2008). As informações partem da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura e Pecuária de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: