Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Cuidados ao armazenar ração

- Sobretudo neste início de ano, época de chuvas frequentes, a atenção às condições de armazenamento de rações na fazenda deve ser redobrada. Isso porque um ambiente sem controle de temperatura e umidade pode se tornar ideal para a proliferação de fungos. Esses fungos, explica o médico veterinário Raphael Silva Gomes, produzem micotoxinas, substâncias nocivas que contaminam a ração e que, ingeridas, podem até matar o animal e comprometer a qualidade da carne e do leite produzidos.

"Normalmente, a ração fornecida para bovinos tem prazo de validade de 90 dias e o pecuarista que pode comprar em quantidade estoca. Já os produtores de leite, que costumam ser remunerados mensalmente, compram ração para durar, pelo menos, 30 dias", diz o veterinário, que faz parte do departamento de comercialização de rações da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo). A ração com a marca da cooperativa abastece mercados em São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

NEM CALOR, NEM FRIO

A primeira recomendação é a de que o alimento seja colocado em local exclusivo. "O galpão pode servir de depósito para ração, sal mineral e grãos. Não se deve aproveitar o mesmo espaço para guardar outros tipos de insumos", afirma. E, além de coberto, para evitar a incidência direta de sol e proteger da chuva, o local tem que ser arejado e iluminado, conforme o veterinário. "A temperatura interna do galpão deve ser ambiente; nem muito alta, nem muito baixa." Segundo Gomes, não há necessidade de instalar ventiladores no local. "A ventilação natural é suficiente para arejar o ambiente."

PALLETS

Outro conselho para preservar a qualidade da ração é nunca empilhar as sacas diretamente no chão, mas a pelo menos 10 a 15 centímetros acima do solo. "Pode-se usar pallets, que são estrados de madeira, para evitar o contato da saca com o solo", sugere.

Também para evitar problemas com umidade, não se deve encostar as pilhas na parede. "Ideal é que haja espaço suficiente para uma pessoa caminhar entre a parede e a pilha de ração. Quanto à altura da pilha, vai depender da dimensão do galpão, sem maiores restrições", diz Gomes, destacando a necessidade de checar se há goteiras no local.

Manter o local limpo também evita prejuízos, afirma o veterinário, já que ajuda a evitar a presença de ratos, cuja urina transmite a leptospirose, doença que ataca rebanhos bovinos. "Depois dos fungos e suas micotoxinas, os roedores são o principal problema no armazenamento de ração, porque o produtor não tem como saber se o alimento está ou não contaminado pela urina do rato." Nesse caso, a recomendação do veterinário da Comigo é, além de limpar o local diariamente, usar produtos específicos para combater a praga e, em caso de suspeita de contaminação, não fornecer o alimento aos animais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: