Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Crea em Notícias comemora um ano informando os engenheiros


O Programa de Rádio "Crea em Notícias", editado pela Assessoria de Comunicação Social do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) comemorou domingo, 8, um ano de atividade, com informações precisas do Sistema Confea/Crea aos profissionais da engenharia maranhense. A idéia do Programa partiu de uma conversa informal, no ano passado, entre o presidente do Crea-MA, engenheiro Raymundo Portelada, com o jornalista Mata Roma, chefe da Assessoria de Comunicação.


Márcio Calvet, Karla Soraia, Ellen Krine, André Fernandes e Mata Roma

De um diálogo bastante esclarecedor, como, por exemplo, "o que há no Crea na área de comunicação? Nada. Observou-se apenas fragmentação, pura fragmentação de comunicação. Era preciso mexer nessa área. Não havia qualificação e quantificação de matérias. Os noticiários não abrangiam os fatos nos seus diversos aspectos. Quase sempre se caracterizavam por dissonâncias, contradições e notas evasivas. E não havia nenhuma preocupação com a sustentação da notícia ou do seu desdobramento.

Embora engenheiro de Segurança e Meio Ambiente, o presidente Raymundo Portelada tem uma visão macro de comunicação. Em seu ponto de vista, a Comunicação hoje no Crea é o elo entre a instituição e os profissionais da área tecnológica, servindo de instrumento de informação dos atos da presidência e de toda a estrutura que o circunda para com os profissionais do Sistema Confea/Crea. "A comunicação é fundamental em qualquer atividade, especialmente a nossa, onde lidamos com diversos segmentos da engenharia. São mais de 15 mil profissionais. Temos o dever e a obrigação de deixá-los bem informados", disse o presidente.

Uma das características do programa - veiculado pela Rádio Capital AM, todas os sábados, das 8 às 8h30, e pela Rádio Educadora, é que as notícias utilizadas não são retiradas do famoso "tesoura press", ou seja de compilação dos jornais diário. Isso não acontece. Os apresentadores Soraya Lobos e Márcio Calvet lêem as notícias redigidas por Mata Roma e Karla Costa, responsáveis também pelas entrevistas e reportagens. As gravações ocorrem no estúdio do técnico André Fernandes, localizado na Cohama. Às segundas-feiras são gravadas a participação dos apresentadores e inseridas as entrevistas e reportagens produzidas por Mata Roma e Karla Costa; às quartas-feiras são feitas as gravações com os entrevistados, uma média de três por semana.

São trinta minutos de puro jornalismo, com informações de todas as áreas tecnológicas. "O Programa veio para ficar. Nós, mais uma vez, somos o primeiro Conselho a ter um programa de rádio, a exemplo do que aconteceu com a "Coluna do Crea", publicado em jornais. Fizemos escolas e temos certeza que futuramente outros conselhos irão também dar importância para a força do rádio e mostrar aos seus associados informações e notícias por esse meio de comunicação", disse o editor-chefe do Programa, jornalista Mata Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: