Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Embrapa utiliza extrato de cipó para acabar com praga em plantações

RIO BRANCO - A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empraba) anunciou que está desenvolvendo uma pesquisa utilizando o extrato do cipó timbó, para acabar com a praga da vaquinha-do-fejoeiro, inseto que ataca as plantações de feijão no Acre.

O pesquisador Murilo Fazolin afirma que, em em seis anos de pesquisa, diversos extratos vegetais já foram testados, mas não deram bons resultados. Agora, a pesquisa vai utilizar o extrato do cipó timbó para tentar impedir o ataque da praga nas plantações.

Teste

Durante seis meses, os insetos são colocados em reservatórios laboratoriais, em cima de um papel contaminado pelo extrato do cipó timbó. Os insetos ficam armazenados em máquinas, que imitam as condições de temperatura e iluminação das plantações do campo.

Do laboratório, a pesquisa continua por mais seis meses em casas de vegetação, onde cada pé de feijão é colocado em gaiolas, para receberem o extrato do cipó timbó e algumas vaquinhas-do-feijoeiro.

Diariamente, os pesquisadores verificam a evolução da eficácia do extrato do cipó timbó. Vários pés de feijão, que já passaram pelo teste, apresentaram as folhas totalmente inteiras e os insetos mortos no chão. As plantas que não receberam o extrato, acabaram tendo as folhas comidas pelas vaquinhas-do-feijoeiro.

A partir dessas comparações, a pesquisa será oficialmente formulada, para só depois ser colocada em prática, pelos produtores de feijão do estado.


Para assistir a vídeos com notícias e informações sobre a Amazônia, acesse gartuitamente www.portalamazonia.com/videosdaamazonia. Faça seu cadastro.



Fonte: TV Acre - AT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: