Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 6 de março de 2009

Controle da circovirose suína

circovirose é causada por um vírus e debilita o animal. Assim, outras doenças acabam se associando à circovirose e aumentando a mortalidade dentro do rebanho. Não existem ainda dados sobre o impacto da doença no Brasil, mas sabe-se que em granjas infectadas a mortalidade já chegou a 30% do plantel. A presença do circovírus eleva para cerca de 10% a mortalidade, índice considerado alto. A Embrapa Suínos e Aves estuda a circovirose há vários anos e já deu valiosas contribuições à suinocultura brasileira em torno do assunto.


De acordo com Morés, as principais são o desenvolvimento de metolodologias de diagnóstico, estudo da patogenicidade e caracterização molecular de variantes brasileiros, reprodução e transmissão da doença experimentalmente. Para auxiliar no controle da doença, a Embrapa está atualmente testando vacinas produzidas por empresas privadas. "Temos a expectativa de que as vacinas ajudem a controlar a circovirose. Mas já temos certeza de que somente isso não bastará", avisa. Medidas complementares às vacinas estão descritas em vários trabalhos do pesquisador francês François Madec (as sugestões dele ficaram conhecidas como os 20 pontos de Madec e são hoje o modelo de controle da circovirose mais aplicado no mundo).

Para o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, alguns dos itens citados por Madec são indispensáveis: "Diminuir o estresse do animal (fome, frio, brigas); reduzir a densidade para evitar uma grande mistura de suínos; levar os animais doentes para sala hospital; manter uma alimentação de qualidade; servir vitaminas, anti-oxidantes e plasma; fazer os leitões mamarem o colostro; realizar uma estabilização imunitária no plantel; e colocar em prática as medidas de limpeza e desinfecção são ações essenciais para controlar a circovirose".

Baixe o VIDEO aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: