Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 30 de março de 2009

Delegação angolana busca modelos de pesquisa da Embrapa

A Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE) recebeu a visita de uma delegação de autoridades da Angola, com o objetivo de buscar modelos de pesquisa para aquele país.

– Temos uma agricultura tropical, assim como o Brasil, por isso buscamos um modelo à semelhança da Embrapa – afirmou o vice-ministro da Agricultura, Zacarias Sambeny. Durante os dois dias de visita, o grupo conheceu as instalações da Unidade, as pesquisas desenvolvidas e os campos experimentais.

Com 65% da população vivendo no meio rural e dependendo da agricultura para seu sustento, o governo angolano está investindo no fortalecimento da agricultura familiar. O alto índice de pobreza e a carência de tecnologias e pesquisas são os principais desafios a serem vencidos, de acordo com Sambeny

O vice-ministro declarou-se satisfeito com a disponibilidade da Embrapa em auxiliar a Angola com transferência de tecnologias.

– Nossa maior carência é de capital humano, precisamos formar pessoal e estamos acertando com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) a instalação de um campus avançado na Angola – afirmou.

Em 2007 foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Embrapa e o governo da Angola para transferência de tecnologias. De acordo com Sambeny, serão construídos 16 centros de pesquisa, quatro deles em 2009: milho e feijão; mandioca, batata doce e amendoim; caprinos e ovinos e gado de leite.

A delegação que visitou a Embrapa Caprinos e Ovinos foi formada pelo vice-ministro da Agricultura, Zacarias Sambeny; diretor-geral do Instituto de Investigação Veterinária, Ditutala Simão; diretor do gabinete do vice-ministro, Carlos Nunes; secretaria do vice-Ministro, Sandra Lubumbaxi e o representante do Ministério da Agricultura de Angola no Brasil, João Bosco Monnerat.

Representantes da Angola visitaram também a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas, BA); Embrapa Arroz e Feijão (Goiânia, GO); Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília, DF) e Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG).




EMBRAPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: