Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 26 de março de 2009

Erradicação da febre aftosa segue normas internacionais


As ações para erradicar a febre aftosa não são novas e são conhecidas pelos serviços veterinários dos estados, declarou, nesta manhã, a coordenadora do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Francianne Assis. "Estamos seguindo normas internacionais e, sem cumprir todas as etapas, não será possível mudar o status sanitário das regiões Norte e Nordeste", completou.

A coordenadora participa da reunião do Circuito Pecuário Nordeste, em Fortaleza, com representantes dos órgãos de defesa agropecuária dos sete estados que integram o circuito, além das associações de produtores e da indústria de medicamentos veterinários.

Francianne Assis informou que a maior parte das ações articuladas entre o governo federal e os estados nordestinos está em andamento desde julho de 2008 com o objetivo de melhorar o status sanitário da região. Ela apontou como medidas essenciais para garantir a erradicação da doença o cadastramento das propriedades rurais, controle de movimentação de animais, ampliação da vacinação assistida, fiscalização da revenda de vacinas e a criação do fundo emergencial de recursos.

O Mapa é responsável pelo reconhecimento de áreas livres da febre aftosa com e sem vacinação. Para tanto, o ministério avalia as condições técnicas e a estrutura dos serviços veterinários estaduais, por meio de auditoria.

Ao final da reunião, serão estabelecidas metas para o cumprimento das ações pendentes nos estados. Hoje, apenas Bahia e Sergipe são reconhecidos como livres da febre aftosa com vacinação na região. A meta do Brasil é erradicar a doença até 2010.


Fonte: Redação MAPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: