Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 9 de março de 2009

Monitoramento comunitário da água


A água doce disponível no planeta está se tornando um bem cada dia mais precioso. Vários fatores convergem para um quadro grave de escassez, como o aquecimento global, as agressões ao meio ambiente, o desperdício e o mau uso.
Para reverter esta situação e diminuir o impacto da degradação dos recursos hídricos, é essencial a conscientização e o envolvimento da comunidade.

Pensando nisso, a Embrapa Agroindústria Tropical iniciou em 2005 um projeto de gestão de fontes hídricas em microbacias hidrográficas, voltado para a melhoria da qualidade de vida de comunidades rurais. A metodologia usada é a dos Vigilantes da Água, baseada na formação e capacitação de grupos comunitários de voluntários para o monitoramento participativo da qualidade da água. Os voluntários são responsáveis por fazer a coleta de amostras de água em açudes e cisternas.

A comunidade é mobilizada para achar as soluções que minimizem os impactos. Na comunidade de Muquém, por exemplo, os voluntários estão fazendo um trabalho de conscientização, retirando o lixo do entorno do açude e não permitindo que animais freqüentem o local. Além disso, são feitas campanhas periódicas, alertando para as conseqüências danosas à saúde e ao meio ambiente. “Com o monitoramento participativo do nosso reservatório, está sendo possível preservar o espaço como fator de melhoria da condição de vida na nossa região”, avalia o morador de Muquém e voluntário do projeto Vigilantes da Água, Moésio Lopes.

Baixe o VIDEO aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: