Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 6 de março de 2009

Qualidade e certificação da farinha de mandioca


O programa abordará as diversas etapas de fabricação da farinha, classificação do produto e implantação das Boas Práticas na Fabricação, trabalho realizado pela Embrapa Acre no Vale do Juruá (Cruzeiro do Sul, AC) e Embrapa Amapá, em São João do Pacuí (Macapá), regiões conhecidas pela excelente qualidade da farinha produzida artesanalmente.

“As análises físicas e físico-químicas realizadas durante o processo de classificação da farinha determinam o padrão de qualidade do produto e garantem a segurança para o consumo. A presença de coliformes, morfos, leveduras e bactérias patogênicas indica falha na higiene durante o processo e pode comprometer a saúde humana”, diz a pesquisadora Joana Souza, da Embrapa Acre.

Para ser comercializada a farinha de mandioca deve atender às exigências da legislação, que impõe limites quanto ao teor de umidade, cinzas, carboidratos, acidez e presença de materiais estranhos. Além de obter informações sobre como produzir uma farinha de melhor qualidade, produtores de todo o país poderão saber mais sobre a importância de preservar o processo de fabricação e quais procedimentos são necessários para embasar um pedido de Indicação Geográfica do produto - processo que agrega valor econômico e beneficia pessoas estabelecidas no local de produção.

O programa falará também sobre o projeto Competitividade e Eficiência do Agronegócio da Farinha de Mandioca produzida no Vale do Juruá (Farinhavaj), executado pela Embrapa Acre, em parceria com o Sebrae, Governo do Estado e CNPq, com recursos do Finep.

Parte 1



Parte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: