Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 25 de março de 2009

Reunião discute parceria para transferência de tecnologia do feijoeiro para MT

Da Assessoria

O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Arroz e Feijão, José Geraldo Di Stefano, se reuniu ontem (23), na sala de reuniões do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), com representantes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para discutir uma proposta de trabalho, parceria e o projeto de transferência de tecnologia do feijoeiro a ser executado nas propriedades rurais do Estado de Mato Grosso.

O trabalho de pesquisa do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos (Neru) da UFMT, que está sendo executado na comunidade de Joselândia, localizada no município de Barão de Melgaço, apresentou as forma de organização da produção familiar. O coordenador do Neru, João Carlos Barroso explica que o Núcleo atua em pesquisas há mais de 20 anos, analisa a estrutura agrária, como planta, o que planta, conflitos de várias ordens seja social, religiosa e outras. “Acho que pode ser uma boa parceria, temos informações que podem contribuir de forma concreta para essa população”, esclarece Barroso.

Os professores da UFMT, Sueli Pereira Castro e Carlos Alberto Castro, relataram a pesquisa que foi realizada em Joselândia, enfocando as formas de organização da produção e reprodução das populações tradicionais. A comunidade conta com uma população de 2.483 habitantes (dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/ 2000). Segundo os professores existe uma estimativa de queda da população que está migrando para os grandes centros.

O pesquisador da Empaer, Valter Martins de Almeida, comenta que o importante é somar os conhecimentos e as informações de cada parceiro que atua em determinada região. Ele explica que os representantes da Empaer vão colaborar para transferência do feijoeiro com pesquisa, assistência técnica e extensão rural. “Cada entidade tem o seu papel importante na difusão de novas tecnologias”, esclarece Martins.

O engenheiro agrônomo da Empaer, Almir de Souza Ferro, elogiou a reunião e acredita na parceria pedindo maior participação dos técnicos e pesquisadores para atuarem de forma integrada. Ele sugeriu que seja elaborado um plano de ação com recursos para as áreas, dentro de um contrato de gestão ideal. “Com os dados da pesquisa fica mais fácil realizar uma ação integrada com a possibilidade de obter bons resultados”, ressalta Almir.

Essa é a primeira reunião entre os parceiros e já está agendada a próxima para o mês de maio, sem data definida. “O momento é de somarmos os saberes e compreendermos no outro a nossa limitação e nossas qualidades para que possamos cumprir a missão de nossas empresas e a de ser brasileiro. Não existe hierarquia de conhecimentos, precisamos somar para atingir o nosso foco principal que é a extensão rural”, relata José Geraldo.

Estiveram presentes na reunião os representantes da Empaer, Norival Tiago Cabral, Marilene Moura Alves, Osmano de Freitas Silva, Márcio Eli Gaio, Napoleão Silvino de Souza, Lozenil Carvalho Frutuoso e Hudson da Silva Paes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: