Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Aftosa - vacinação será em maio

O calendário de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul foi alterado e neste ano terá três etapas. A primeira foi realizada em janeiro; a segunda, que ocorreria em junho, foi antecipada para o mês de maio; e haverá uma terceira etapa em novembro. A medida foi adotada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa) em atendimento à solicitação dos próprios produtores. A partir do próximo ano, serão somente duas etapas, mas em maio e novembro. A realização de três etapas este ano se faz necessária para alteração do período no próximo ano, porque a vacina contra a aftosa protege o animal apenas por 12 meses. Após esse período, não há mais segurança na cobertura vacinal.
Conforme a chefe da Inspetoria Veterinária em Rio Grande, médica veterinária Maria Inês Pereira de Castro, o mês de janeiro não é apropriado à vacinação por ser um período de altas temperaturas, o que é muito estressante para o gado e dificulta a conservação da vacina. Em junho, o problema era o frio, que também dificultava o manejo. Os demais estados brasileiros que vacinam o rebanho contra a febre aftosa, o fazem nos meses de maio e novembro. A segunda etapa da imunização, neste ano, ocorrerá de 4 a 29 de maio e abrangerá todos os animais. Até o ano passado, na segunda fase eram imunizados apenas os terneiros. Agora, a vacinação destinada apenas aos animais de até dois anos será em novembro.
A estimativa é que, no próximo mês, sejam vacinados em Rio Grande em torno de 150 mil bovinos e bubalinos pertencentes a 1.500 produtores, seguindo a quantidade imunizada em janeiro. Na primeira etapa, o medicamento foi aplicado em 99% dos bovinos e bubalinos do Município.

Vacinas gratuitas
Para cumprir as últimas etapas da vacinação do rebanho gaúcho contra a febre aftosa, chegaram ao Estado dois lotes com 5,6 milhões de doses. As vacinas serão distribuídas a produtores com até 50 cabeças de gado, cumprindo a segunda e a terceira etapas da vacinação contra a doença no Rio Grande do Sul. Segundo a assessoria do governo gaúcho, a gratuidade irá beneficiar 266.171 produtores e alcançar cerca de 3,5 milhões de cabeças de gado. No Estado, na primeira, etapa foram imunizados 12.886.231 bovinos e 60.011 bubalinos.
Os produtores com até 50 cabeças de gado poderão procurar a Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) para a retirada dos medicamentos. Nesta segunda etapa, serão disponibilizadas 4,3 milhões de doses. As demais, 1,3 milhão, estarão à disposição em novembro, última etapa da campanha de 2009. Quem não for beneficiado deverá retirar autorização de compra na Inspetoria. Maria Inês acredita que a Inspetoria estará recebendo as doses que lhe são destinadas na quarta-feira .
Carmem Ziebell

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: