Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Campanha de vacinação contra febre aftosa em Paço do Lumiar


Com um rebanho estimado em 1.920 cabeças de gado, o município de Paço do Lumiar lançou oficialmente ontem (19) a I Etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa. O evento ocorreu no Parque de Vaquejada Nina Rodrigues e contou com a presença do diretor geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Luís Augusto dos Santos Almeida.

A Campanha de vacinação está acontecendo desde o dia 1º de maio em todo o Estado do Maranhão. A meta da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca, por meio da Aged, é atingir uma cobertura vacinal de 100% do rebanho de bovinos e bubalinos. “A campanha vai até o dia 31 de maio e atualmente o Maranhão se encontra na classificação de Médio Risco com Vacinação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e nossa meta é alcançar a classificação de Baixo Risco com Vacinação em 2010, visando ainda conquistar o mercado externo para exportação de carne bovina”, ressaltou o diretor Luís Augusto.

Todos os profissionais que trabalham nos 217 escritórios locais e regionais da Aged instalados no Maranhão estão mobilizados na conscientização dos criadores maranhenses quanto à importância de vacinar o rebanho contra a febre aftosa.
Além de vacinar no prazo certo, o criador deve comprovar a vacinação nos escritórios da Aged, que são estruturados com a presença de médicos veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas e de informática, que possuem o cadastro dos pecuaristas.

De acordo com o secretário municipal da Agricultura, Pesca e Aqüicultura de Paço do Lumiar, José Eduardo Castelo Branco, a prefeitura está contribuindo com a doação de 600 doses de vacina. “Estas vacinas são destinadas aos pequenos criadores, especialmente os que possuem até cinco cabeças de gado e estarão à disposição na sede da secretaria”, afirmou. Para maiores informações, basta ligar para 3212-3924.

O dono do parque de Vaquejadas, José de Ribamar, conhecido como Zequinha, possui 10 cabeças de gado em Paço do Lumiar. Ele afirmou que as mesmas são usadas para treinamento e vem de Miranda do Norte, onde possui mais 25 cabeças de gado. Zequinha disse que participa todo ano da campanha e não deixa de vacinar seus animais. “Vacinar contra febre aftosa é importante para todos os grandes e pequenos criadores e também pro Maranhão”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: