Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 26 de maio de 2009

Módulos de multiplicação de galinhas caipiras


Esta é uma versão avançada do Sistema Alternativo de Criação de Aves Caipiras. Os módulos de multiplicação de galinhas caipiras estão instalados em Teresina e no município de Santa Rosa do Piauí, no sul do estado, desde 2008. Ancorados em dois projetos financiados pelo Banco do Nordeste e Tesouro Nacional, os módulos, ou núcleos, estão estruturados numa área coberta de 42 metros quadrados, cada. O objetivo é resgatar a identidade dos grupos genéticos de galinhas originárias dos diversos ramos genealógicos introduzidos no Brasil a partir do descobrimento.

O trabalho consiste na avaliação das aves em termos de potencial produtivo. As que têm boa performance são melhoradas, através de seleção, e depois multiplicadas. Com a utilização de marcadores moleculares hipervariáveis, as galinhas são caracterizadas e os núcleos passam a gerar informações necessárias aos programas de melhoramento genético, manejo e conservação de grupos.

O coordenador do projeto, pesquisador Firmino José Vieira Barbosa, prevê, em cada núcleo, uma produção anual de pelo menos 15 mil ovos fertilizados. Eles serão transformados em pintos através de chocadeiras automáticas. Segundo o pesquisador, a produção atenderá ao planejamento dos criadores cadastrados.

ARQUIVOS PARA BAIXAR:

VIDEO 1



VIDEO 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: