Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Agropecuária - Cai o número de abates clandestinos em Minas Gerais

As ações para combater o abate informal de carne bovina em Minas Gerais nos últimos anos já apresentam resultados significativos. Números de Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais mostram que mais de 600 mil animais deixaram de ser abatidos anualmente de forma irregular e agora são enviados para frigoríficos inspecionados.

No início da década, Minas tinha um índice de abate informal de até 55%. Hoje, este número está em torno de 38%. “Ainda não é o ideal, mas já é um grande avanço”, comenta o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues.

Segundo ele, são abatidos anualmente em Minas 4 milhões de cabeças. No ano passado, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) emitiu 2,472 milhões de Guias de Trânsito Animal (GTA) para envio de bovinos para o abate. “A GTA só é emitida para envio de animais aos frigoríficos inspecionados, isso mostra que a clandestinidade corresponde a menos da metade do total abatido”, explica o secretário.

“Existe muita especulação sobre o número de abates informais no Estado. Vários números são divulgados por interesse de grupos específicos. Alguns chegam a falar em uma taxa da informalidade de 63% baseada na quantidade de couro curtido. Essa relação é equivocada”. Segundo Gilman Viana, nem todo abate formal gera couro curtido. “Qualquer pessoa com o mínimo de intimidade com o setor sabe que não há ligação direta entre os abates fiscalizados e a quantidade de couro curtido”.

Investimentos

Neste ano, o governo de Minas irá investir R$ 14,1 milhões no Certifica Minas, um dos programas estruturadores do Estado. No primeiro semestre, foram adquiridos mais de 120 veículos para ações de inspeção e defesa sanitária, além de nove veículos utilitários equipados com computador de bordo e GPS com o objetivo de intensificar a fiscalização. Nos primeiros cinco meses do ano, as equipes do IMA apreenderam mais de 12 toneladas de carne irregular.

Em 2007, o investimento no Certifica Minas foi de R$ 6,5 milhões. O Estado implantou o Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidagro), interligando 240 unidades do IMA em todo o território mineiro. O Sidagro permitiu maior eficiência no cadastramento de produtores e dos rebanhos e aprimorou as atividades de campo de veterinários e agrônomos, principalmente no controle do trânsito de animais e produtos vegetais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: