Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Deputados recebem membros da Agência de Defesa Animal ( Seapa)

Os deputados receberam nesta quinta-feira, 26, durante a última sessão do primeiro semestre de 2008, membros da Agência de Defesa Animal da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Na visita, os parlamentares gravaram entrevistas que serão apresentadas durante reunião entre Brasil, Venezuela e Guiana, nos dias 1º e 02 de julho, no Palácio da Cultura, para tratar sobre a erradicação da febre aftosa nestes países.

O chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da Seapa, Zico Wanderley, explicou que Roraima não registra casos de aftosa há sete anos, mas mesmo assim é considerado área de alto risco por não ter um cadastro adequado das propriedades e, conseqüentemente, número real do rebanho existente no Estado.

Para solucionar esse problema e firmar um pacto de cooperação com a Venezuela e Guiana, visando erradicar a doença, está sendo realizado um intenso trabalho de mapeamento das propriedades rurais, com objetivo de conhecer o perfil do pecuarista roraimense.

Zico disse que os municípios de Mucajaí, Iracema e Cantá já foram mapeados e até agosto, o trabalho deverá ser concluído em todo o Estado. "Um ponto que vem nos chamando a atenção é a contagem do rebanho. Detectamos que os números apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são bem inferiores ao verificado 'in loco' nos três municípios já mapeados", esclareceu.

Sobre os depoimentos dos deputados, Zico disse que a intenção é mostrar que as autoridades políticas estão envolvidas com a defesa sanitária animal em Roraima. Segundo ele, esse comprometimento político é importante para o desenvolvimento de ações na área.

O presidente da Assembléia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Mecias de Jesus (PR), disse que é de grande valia o mapeamento realizado pelos servidores da Seapa, principalmente ao detectar essa diferença nos dados do rebanho do Estado. Para ele, essa informação precisa ser apurada e melhor trabalhada.

"Acreditamos que a agricultura e agropecuária são setores de fundamental importância para a economia local e sempre tivemos a dificuldade em saber dados reais devido à falta de um mapeamento preciso das propriedades. Com essa iniciativa teremos informações que subsidiarão projetos de incentivo nestas áreas", enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: