Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Agropecuària - Embrapa lança cultivares de feijão para o Nordeste


Novos tipos de cultivares de feijão vão beneficiar os produtores nordestinos. Os produtores do Agreste têm agora mais opções de cultivares de feijão comum: BRS Agreste e BRS Pontal. Já para todo o restante do Nordeste será lançado o feijão-de-corda BRS Xiquexique, que, assim como o Pontal, tem o diferencial de apresentar altos teores de ferro e zinco.

As duas variedades (BRS Agreste e BRS Pontal) serão lançadas sexta-feira, 27 de junho, durante a comemoração dos 33 anos da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju - SE)

Essas cultivares de feijoeiro, testadas em regiões sob regime de sequeiro, têm demonstrado bons resultados devido ao seu ciclo de produção mais curto. O BRS Agreste (semi-precoce de feijão comum e grãos tipo mulatinho) se destaca pelas suas excelentes características agronômicas como porte ereto de planta, elevado potencial produtivo e tolerância às principais doenças que atacam esta cultura, como antracnose e mancha-angular.

Devido à alta produtividade e aos seus teores diferenciados de ferro e
zinco, o lançamento do BRS Pontal está sendo estendido para todo o Agreste nordestino. De acordo com o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros Hélio Wilson Lemos de Carvalho esta cultivar pode ser usada em projetos sociais por se tratar de um material biofortificado. “Outra vantagem é o tipo dos grãos (carioca), que tem grande aceitação no mercado”, afirma o pesquisador. Esses dois materiais foram desenvolvidos em parceria entre a Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás – GO) e Embrapa Tabuleiros Costeiros -Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – por
meio do Programa de Melhoramento de Feijão.

Já o feijão-de-corda Xiquexique é indicado para todo o Nordeste, sendo voltado tanto para a agricultura empresarial (colheita mecânica) quanto para agricultura familiar (ciclo precoce e vagem no mesmo nível da folhagem). Ele tem grãos brancos e bem formados, seguindo o padrão de preferência de uma grande faixa de consumidores da região Nordeste. Desenvolvido pela Embrapa Meio-Norte (Teresina – PI) e validado para os estados da Bahia, Sergipe e Alagoas pela Embrapa Tabuleiros Costeiros, esta cultivar tem o diferencial de apresentar altos teores de ferro e zinco, além de alta produtividade.

Biofortificação – O BRS Pontal e o BRS Xiquexique serão usados no projeto de biofortificação de alimentos no combate à deficiência de ferro, zinco e vitamina A, que está sendo desenvolvido com crianças de escolas estaduais no município sergipano de Pacatuba. O projeto faz parte dos programas Harvest Plus e AgroSalud, que formam uma rede de instituições de pesquisa que atua em vários países para melhorar a qualidade dos alimentos amplamente consumidos pelas populações de baixa renda da América Latina, África e Ásia. A Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Secretaria de Estado de Inclusão e Desenvolvimento Social, Departamento de Alimentação Escolar, Pastoral da Criança e várias Unidades da Embrapa participam desta rede, que tem como coordenadora destes programas no Brasil, a pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Marília Nutti.

Embrapa Tabuleiros Costeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: