Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 25 de junho de 2008

GREVE AGED - Termina paralisação de fiscais agropecuários

SÃO LUÍS - Os fiscais agropecuários da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) entraram em acordo com o Governo do Estado e voltam ao trabalho amanhã. A suspensão da greve, iniciada dia 28 de maio último, deverá ser confirmada em assembléia geral da categoria, que acontece hoje.

O acordo para suspensão da greve ocorreu durante audiência no Fórum Desembargador Sarney Costa. A audiência buscava uma conciliação para a ação impetrada pelo Governo do Estado na 2ª Vara da Fazenda Pública, pedindo a ilegalidade do movimento. Com o acordo, a tramitação da ação judicial foi suspensa.

Pelo acordo feito entre grevistas e governo, a gratificação por condição especial de trabalho que hoje é de 50% sobre o vencimento para os fiscais agropecuários, passa para 70%. Os grevistas queriam que essa gratificação fosse de 100%. Também houve acordos em relação a reajustes salariais para os técnicos administrativos de nível superior (ANS) e de nível médio (ADO) da Aged que trabalham no interior do Maranhão. No caso do grupo ANS, foi implementada uma gratificação de 50% por condição especial de trabalho; para o do grupo ADO, instituídas horas extras que chegam a 80% do vencimento.

Apesar desses ganhos, outras exigências dos fiscais agropecuários sequer foram negociados, como a instituição de tíquete-refeição, vale-transporte, entre outros. Essas outras reivindicações das categorias serão analisadas em três reuniões marcadas para os dias 15 de julho, 19 de agosto e 16 de setembro, respectivamente, na Secretaria de Agricultura. Na primeira reunião, será discutida a implementação do adicional por insalubridade, do tíquete-refeição, do vale-transporte e do aumento da gratificação para 100%, como queriam inicialmente os grevistas; na segunda, serão tratados os abonos dos dias parados, instituição da gratificação técnico-científica e no dia 16 de setembro, a melhoria da segurança nas barreiras.


Estado de greve

O retorno ao trabalho não significa, porém, o término do movimento. Os fiscais da Aged garantem que continuam em estado de greve até que todas as demais reivindicações sejam atendidas acatadas.

“O resultado da reunião foi muito bom. Agora, se o governo não acatar as nossas reivindicações nas reuniões que foram marcadas, faremos um outro movimento grevista”, afirmou o presidente do Sindicato dos Fiscais Agroupecuários (Sinfa), Hamilton Cruz. “Tivemos avanços e não pudemos avançar mais porque não temos autonomia para tratar de outros assuntos. Vamos levar as reivindicações à administração do governo e traremos uma resposta para os funcionários da Aged”, emendou o diretor-geral da Agência, Sebastião Anchieta.

Para Anchieta, agora, com o retorno dos funcionários da Aged, o estado precisa “correr” para não ser prejudicado na próxima auditoria do Ministério da Agricultura, que ocorre em agosto, quando será avaliada a faixa de risco de febre aftosa do gado maranhense. Hoje, o Maranhão é considerado estado de médio risco para a doença.


O Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: