Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sábado, 28 de junho de 2008

Agropecuária - Sistema Georeferenciado irá reforçar o controle da avicultura e suinocultura em Minas Gerais

Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vai contar, a partir de agosto, com uma importante ferramenta para controlar a avicultura e suinocultura no estado: o Sistema de Georeferenciamento de Defesa Sanitária Animal (GeoDsa). Trata-se de um programa que visa modernizar os trabalhos nessas áreas trazendo benefícios como a disponibilização de dados de fiscalização e trânsito em menor tempo, controle das atividades dos setores, emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA) e cadastro eletrônico.

O sistema foi desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul e já é utilizado com sucesso por esse estado e em Santa Catarina. Um convênio de dois anos firmado entre o IMA, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Universidade, vai permitir que o Instituto conte com o aprimoramento do GeoDsa visando o geoprocessamento de dados e a rastreabilidade de suínos e aves.

O diretor-geral do Instituto, Altino Rodrigues Neto acredita que programas como esse serão cada vez mais necessários, tendo em vista o desenvolvimento da informatização dos dados. "Acredito que a tecnologia aliada a esses sistemas informatizados vêm somar no controle sanitário animal do estado. E todos ganham com isso, a sociedade com a garantia de alimentos de qualidade e o agronegócio mineiro com a simplificação e agilidade nos processos".

O programa também beneficiará os médicos veterinários habilitados para emissão de GTA, vinculados à empresas, que a partir de agora poderão lançar dados, emitir documentos e enviar relatórios ao IMA com maior rapidez.

O programa funcionará em caráter experimental cerca de 20 a 30 dias, quando alguns ajustes terão de ser feitos para a realidade mineira e em seguida será disponibilizado para o resto do estado.

FONTE

Instituto Mineiro de Agropecuária
Alice Cordeiro - Jornalista
Telefone: (31) 3235-3504

--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: