Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sábado, 28 de junho de 2008

Agropecuária - Embrapa identifica bactéria que aumenta produtividade de feijão

Brasília, 27 - Uma pesquisa da unidade de Roraima da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) identificou uma nova bactéria de solo que eleva em 30% produtividade das lavouras de feijão-caupi, também conhecido como feijão-de-praia ou feijão-de-corda. Os inoculantes são uma opção para fornecer nitrogênio à cultura com menor custo, econômico e ambiental, que os fertilizantes nitrogenados minerais, como a uréia.
O pesquisador da Embrapa Roraima, Jerri Zilli realizou experimentos durante dois anos (2005 e 2006) para avaliar a eficiência de cinco estirpes de bactérias de solo para a fixação biológica de nitrogênio. As informações são da assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura.

O resultado dos estudos gerou uma proposta de recomendação, apresentada este mês, para que uma dessas bactérias seja utilizada na produção de inoculante para sementes de feijão-caupi. A proposta foi aprovada pela Rede de Laboratórios para a Recomendação Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola (Relare), ligada à Embrapa.

Com a aprovação, a estirpe do gênero Bradyrhizobium, identificada com o código BR 3262, passará a fazer parte da lista de microorganismos autorizados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a produção de inoculantes no Brasil. Embora a indicação inicial seja para o Estado de Roraima, o produto poderá ser testado em outros Estados. (Fabíola Salvador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: